https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/issue/feed Revista Prisma 2022-01-05T20:29:20-03:00 Felipe Triani felipetriani@gmail.com Open Journal Systems <p>A <em>Revista Prisma</em> é uma publicação científica da Editora Prisma, que conta com avaliação peer-review e permite acesso livre. Publica edições trimestralmente, tendo por objetivo a difusão de estudos e pesquisas de professores e alunos de pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior e de pesquisa, gestores de associações científicas e profissionais, dirigentes e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica, relativos ao conhecimento científico das áreas de saúde, ciências humanas, sociais e tecnológicas, prezando pela excelência e o respeito aos princípios éticos.</p> https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/50 Editorial 2022-01-05T20:29:18-03:00 Guilherme Saramago de Oliveira gsoliveira@ufu.br Anderson Oramisio Santos oramisio@hortmail.com <p>NC</p> 2022-01-05T20:23:12-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Prisma https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/39 PESQUISA-AÇÃO: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS 2022-01-05T20:29:18-03:00 Anair Araújo de Freitas Silva felipetriani@gmail.com Guilherme Saramago de Oliveira felipetriani@gmail.com Fernanda Barros Ataídes felipetriani@gmail.com <p>Este artigo pauta-se em uma pesquisa bibliográfica. Apresenta e discute sobre as principais ideias que embasam a Pesquisa-ação como uma proposta metodológica na pesquisa social qualitativa. Expõe brevemente a trajetória da Pesquisa-ação, alguns de seus pressupostos e considerações essenciais, pautadas nos referenciais teóricos que versam sobre a temática. Tendo em vista sua relevância, o estudo objetiva ampliar os saberes sobre essa metodologia, provocar reflexões e construções de novos conhecimentos. Por fim, faz uma breve discussão sobre a aplicação desse tipo de pesquisa na formação de professores a fim de promover maior articulação teoria e prática, provocando assim, a transformação dos indivíduos e do contexto em que se inserem.</p> 2021-12-25T22:42:13-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Prisma https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/40 ANÁLISE DE CONTEÚDO: UMA TÉCNICA DE PESQUISA QUALITATIVA 2022-01-05T20:29:19-03:00 Adriana Borges de Paiva felipetriani@gmail.com Guilherme Saramago de Oliveira felipetriani@gmail.com Mara Cristina Piolla Hillesheim felipetriani@gmail.com <p>Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Descreve as ideias principais sobre pesquisa científica e suas abordagens qualitativa e quantitativa. Analisa os fundamentos da Análise de Conteúdo, enquanto uma técnica de pesquisa qualitativa. Apresenta conceitos e definições da Análise de Conteúdo na perspectiva teórica de diferentes autores e explicita os procedimentos de organização e as etapas de desenvolvimento desta técnica no desenvolvimento de investigações científicas.</p> 2021-12-25T22:51:10-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Prisma https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/41 O GRUPO FOCAL NA PESQUISA QUALITATIVA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS 2022-01-05T20:29:19-03:00 Avani Maria de Campos Corrêa felipetriani@gmail.com Guilherme de Oliveira felipetriani@gmail.com Anny Carolina de Oliveira felipetriani@gmail.com <p>O presente artigo consubstanciou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica. Apresentou, de forma geral, concepções e características da pesquisa científica, as diferenças e especificidades entre a pesquisa quantitativa e qualitativa, bem como a técnica da entrevista no entendimento de alguns teóricos metodológicos. Como foco principal, elucidou-se a definição e a organização da técnica de entrevista de Grupo Focal. Concluiu-se que o Grupo o focal é uma técnica eficiente de investigação interativa entre os participantes de um determinado grupo de interesse do pesquisador, respeitando-se o princípio da não diretividade.</p> 2021-12-25T23:01:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Prisma https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/43 A HISTÓRIA ORAL: UMA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA 2022-01-05T20:29:19-03:00 Anny Carolina de Oliveira felipetriani@gmail.com <p>A fim de planejar e nortear seus estudos no campo de abordagem da pesquisa qualitativa, pesquisadores das diversas áreas do conhecimento possuem uma variedade de metodologias que podem ser utilizadas em suas investigações. Este artigo discorre especificamente sobre a metodologia de pesquisa qualitativa intitulada como História Oral, a fim de realizar um breve levantamento sobre seu percurso histórico, desde seus primeiros registros até sua chegada e ampliação da técnica no Brasil, além de conceituar esta metodologia levando-se em consideração as suas modalidades existentes e suas respectivas particularidades. Por fim, pretende-se apresentar alguns apontamentos pertinentes sobre as etapas da metodologia de História Oral e fazer um breve relato sobre considerações dos desafios da História Oral na plenitude do século XXI.</p> 2021-12-25T23:15:41-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Prisma https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/42 ANÁLISE DE CONTEÚDO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS 2022-01-05T20:29:19-03:00 Heloísa Fernanda Francisco Batista felipetriani@gmail.com Guilherme Saramago de Oliveira felipetriani@gmail.com Clarice Carolina Ortiz de Camargo felipetriani@gmail.com <p>Este artigo é decorrente dos resultados de uma pesquisa bibliográfica que buscou estudar a Análise de Conteúdo enquanto uma metodologia de investigação científica de natureza qualitativa. O texto apresenta as principais ideias relacionadas a essa perspectiva metodológica. Analisa e descreve conceitos, definições, critérios de organização e a importância do uso das novas tecnologias para a coleta e tratamento dos dados.</p> 2021-12-25T23:17:52-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Prisma https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/44 ESTUDO DE CASO ÚNICO: UMA ESTRATÉGIA DE PESQUISA 2022-01-05T20:29:19-03:00 Glênio Oliveira da Silva felipetriani@gmail.com Guilherme Saramago de Oliveira felipetriani@gmail.com Michele Maria da Silva felipetriani@gmail.com <p>O presente artigo descreve e analisa alguns dos fundamentos teóricos e práticos a respeito do Estudo de Caso enquanto uma modalidade de pesquisa qualitativa. Busca caracterizá-lo com base nos estudos realizados por Robert Yin e Robert Stake. O texto também conceitua a natureza do Estudo de Caso e apresenta as vantagens e limitações encontradas no desenvolvimento deste tipo de investigação científica. Desenvolve ainda uma reflexão sobre seu planejamento, aplicabilidade, condução e análise dos dados coletados.</p> 2021-12-25T23:23:32-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Prisma https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/45 A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NOS ESTUDOS CIENTÍFICOS DE NATUREZA QUALITATIVOS 2022-01-05T20:29:19-03:00 Michele Maria da Silva felipetriani@gmail.com Guilherme Saramago de Oliveira felipetriani@gmail.com Glênio Oliveira da Silva felipetriani@gmail.com <p>Este artigo explicita e analisa as principais ideias que compõem e fundamentam a Pesquisa Bibliográfica, enquanto uma técnica de pesquisa qualitativa. Coloca em evidência conceitos e definições da Pesquisa Bibliográfica, na perspectiva teórica dos principais autores que tratam deste tema, e apresenta os procedimentos desta técnica no desenvolvimento de pesquisas científicas.</p> <p>&nbsp;</p> 2021-12-25T23:28:45-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Prisma https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/46 ENTREVISTA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ABORDAGEM QUALITATIVA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS 2022-01-05T20:29:20-03:00 Lorrane Stéfane Silva felipetriani@gmail.com Guilherme Saramago de Oliveira felipetriani@gmail.com Eliana Helena Corrêa Neves felipetriani@gmail.com <p>O presente artigo tem como objeto de estudo a entrevista na pesquisa qualitativa, cujo objetivo é apreender como a entrevista pode ser empregada como instrumento de construção de dados na pesquisa em educação de abordagem qualitativa. O mesmo foi construído a partir da revisão de literatura. Através deste pode-se compreender que a pesquisa de abordagem qualitativa permite construir significados e sentidos através da subjetividade dos/as envolvidos/as na pesquisa (pesquisadores/as e participantes) que também está relacionada com o contexto sócio-histórico-cultural em que acontece o fenômeno educativo investigado. A entrevista configura-se importante ferramenta para construir dados na pesquisa qualitativa. Para tanto, o/a pesquisador/a deve agir com ética e garantir uma prévia organização para a entrevista. O/A investigador/a deve também optar por qual tipo de entrevista que ele/a trabalhará para construir os dados, pois há três tipos principais de entrevistas: estruturada, semiestruturada e livre de roteiro.</p> 2021-12-25T23:34:22-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Prisma https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/47 SABERES PARA A CONSTRUÇÃO DA PESQUISA DOCUMENTAL 2022-01-05T20:29:20-03:00 Eliana Helena Corrêa Neves Salge felipetriani@gmail.com Guilherme Saramago de Oliveira felipetriani@gmail.com Lorrane Stéfane Silva felipetriani@gmail.com <p>Este estudo discute quesitos do desenvolvimento da pesquisa documental vistos como importantes ao pesquisador. O texto aborda fundamentos dessa modalidade de pesquisa, tais como características e procedimentos metodológicos, além de apresentar elementos da análise documental, recorrente na pesquisa acadêmica. À luz de referências teóricas sobre a temática, o debate incide ainda em subtemáticas cujas interfaces dialogam com a pesquisa documental.</p> 2021-12-25T23:39:58-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Prisma https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/48 BREVES CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A PESQUISA-AÇÃO 2022-01-05T20:29:20-03:00 Clarice Carolina Ortiz de Camargo felipetriani@gmail.com Guilherme Saramago de Oliveira felipetriani@gmail.com Heloísa Fernanda Francisco Batista felipetriani@gmail.com <p>Este artigo apresenta as concepções, objetivos, metodologias e técnicas da pesquisa-ação enquanto apêndice das pesquisas qualitativas de cunho social. De maneira sucinta reflete a relevância da pesquisa-ação na área educacional de modo a oportunizar investigações que entrelacem: o pesquisador, os sujeitos pesquisados e a realidade na busca de compreender/solucionar problemas que emergem do contexto educacional.</p> 2021-12-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Prisma https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49 AS PESQUISAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS NA EDUCAÇÃO 2022-01-05T20:29:20-03:00 Tatiane Daby de Fatima Faria Rodrigues felipetriani@gmail.com Guilherme Saramago de Oliveira felipetriani@gmail.com Josely Alves dos Santos felipetriani@gmail.com <p>Este artigo realiza importantes reflexões sobre as principais ideias que norteiam as pesquisas de natureza qualitativa e quantitativa. Apresenta, descreve e analisa os conceitos, as definições, os instrumentos de pesquisa e os processos de desenvolvimento de cada uma delas. Debate também, algumas questões teóricas vinculadas as pesquisas denominadas de Quali-Quantitativas.</p> 2021-12-25T23:59:07-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Prisma