Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA A PREPARAÇÃO DO ARTIGO

1. Foco da Revista

A Revista Prisma é uma publicação científica da Editora Prisma, que conta com avaliação peer-review e permite acesso livre. Publica edições trimestralmente, tendo por objetivo a difusão de estudos e pesquisas de professores e alunos de pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior e de pesquisa, gestores de associações científicas e profissionais, dirigentes e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica, relativos ao conhecimento científico das áreas de saúde, ciências humanas, sociais e tecnológicas, prezando pela excelência e o respeito aos princípios éticos..

2. Política de Seção

Os textos submetidos à Revista Prisma devem ser direcionados para uma das seguintes seções, porém, a critério dos editores, o manuscrito poderá ser redirecionado para outra seção:

a) Artigos Originais: são trabalhos resultantes de pesquisa empírica com dados originais apresentados no resumo e no corpo do texto considerando a seguinte estrutura: introdução, problema, objetivos, metodologia, resultados e discussão.

b) Artigos de Revisão: são trabalhos que têm por objeto resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos teóricos e/ou de investigação já publicados.

c) Ensaios: são trabalhos que apresentam reflexões teóricas próprias, elaborados a partir de interpretações livres e originais, ainda que sem dispensar inteiramente um rigoroso aparato de documentação empírica e bibliográfica.

d) Resenhas: são trabalhos que apresentam comentários e avaliações críticas de livros, filmes, peças, coreografias ou outros produtos resultantes de reflexões acadêmicas, artísticas ou de outras natureza.

3. Língua (Idioma)

A Revista Prisma aceita a submissão de artigos em Português, Inglês e Espanhol. Registra-se que a adequação do relato escrito à norma culta da língua adotada e às normas da ABNT é de inteira responsabilidade do autor.

4. Formato do artigo

a) Título: deve ser informativo e conciso, em português ou na língua em que o artigo será submetido. Formatado em maiúsculo (caixa alta), fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito e alinhado à esquerda;

b) Resumo: deve ser informativo, em português ou na língua em que o artigo será submetido, incluindo objetivo, método, resultado, conclusão. Cada resumo que acompanhar o artigo deverá ter, no máximo, 200 palavras;

c) Palavras chave: devem ser constituídas de até cinco termos que identifiquem o assunto do artigo em português ou na língua em que o artigo será submetido, separados por ponto e vírgula. Recomenda-se não incluir termos que já estejam presentes no título.

d) Título/Resumo/Palavras-chave em língua estrangeira 1: deve ser inserido o título em inglês, resumo (abstract) com até 200 palavras e palavras-chave (keywords).

Caso o artigo seja submetido em inglês ou espanhol esse item deve ser preenchido com título, resumo e palavras-chave em português;

e) Título/Resumo/Palavras-chave em língua estrangeira 2: deve ser inserido o título em espanhol, resumo (resumen) com até 200 palavras e palavras-chave (palabras-clave).

Caso o artigo seja submetido em espanhol esse item deve ser preenchido com título, resumo e palavras-chave em inglês;

f) Elementos textuais: devem seguir as orientações referentes à seção escolhida (artigos originais; artigos de revisão; ensaios; resenhas);

g) Referências: devem ser redigidas conforme norma NBR 6023/2018.

Na preparação do artigo devem ser observadas as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6022/2018), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), norma para datar (NBR 5892/1989) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.

5. Limite de autores

O artigo não poderá exceder o número de seis autores.

6. Fonte e espaçamento do artigo

Os textos deverão ser digitados em editor de texto Word (formato DOC), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas.

7. Tamanho do artigo e da resenha

O tamanho máximo para os artigos originais, artigos de revisão e ensaios será de 20 páginas. Para a resenha o tamanho máximo será de 10 páginas. Não serão aceitos trabalhos que ultrapassem esses limites.

8. Notas, apêndice, figuras, tabelas e endereço de URL

a) Notas: notas contidas no artigo devem ser indicadas com algarismos arábicos imediatamente depois da frase ou palavra a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente.

b) Apêndices: listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte devem ser submetidos como documento suplementar.

c) Figuras e tabelas: fotografias, gráficos, figuras e tabelas (estritamente indispensáveis à clareza do texto) devem ser inseridas no corpo do texto. Caso as ilustrações incorporadas ao artigo já tiverem sido publicadas, o autor deverá mencionar a fonte.

d) Endereço de URL: todos os endereços de URL no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar. 

9. Comitê de ética, conflito de interesse, termo de responsabilidade de autoria e identificação de autoria

a) Comitê de Ética: os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados dentro dos termos das Resoluções n.466/2012 e n.510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Assim, quando a pesquisa envolver coleta de dados com seres humanos os autores deverão encaminhar como "documento suplementar" o parecer de Comitê de Ética.

b) Conflitos de interesse: caso haja conflitos de interesse na pesquisa explicitar na submissão em comentário para o editor.

c) Termo de Responsabilidade de autoria: quando os manuscritos submetidos tiverem de quatro a seis autores, deverá ser enviada uma declaração de responsabilidade digitalizada de autoria assinada por todos.

d) Identificação de autoria: não deve haver nenhum tipo informação (ex: nome do autor; instituição; grupo de pesquisa) que permita a identificação dos autores no corpo do texto e no arquivo em que o artigo foi gravado.

Para retirar a identificação do arquivo abra-o no Word na barra de títulos Arquivo/ Propriedades/ Resumo e exclua todas as informações. Esse procedimento garante o critério de sigilo da revista.

As informações dos autores devem constar apenas no sistema eletrônico da Revista Prisma nas partes referentes ao preenchimento dos metadados.

10. Apoio financeiro

É opcional informar no manuscrito, sob a forma de nota de rodapé, na primeira página do texto, todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração da pesquisa. Caso não tenha recebido nenhum apoio financeiro, sugere-se acrescentar a seguinte nota de rodapé: "O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização".

11. Taxa

A Revista Prisma não cobra taxa de submissão de artigos. Contudo, como não estamos vinculados a nenhuma instituição mantenedora, contamos com uma colaboração dos autores que tiveram seus artigos aprovados, a fim de auxiliar os custos de editoração do artigo.

a) Submissão: não há taxa de submissão.

b) Publicação: Colaboração de R$ 100,00 por artigo. Os autores que tiverem seu artigo aprovado receberão orientações quanto a colaboração.

DIRETRIZES PARA A SUBMISSÃO DO ARTIGO

1. Início da Submissão

Todos os trabalhos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), ao endereço: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma.

Para submeter a trabalho o autor principal deve estar cadastrado na revista. Após o cadastro deve acessar o sistema preenchendo login e senha: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma 

2. Processo de Submissão 

Após acessar o sistema o autor deve clicar no botão “Nova submissão”, o que o levará para o início de um processo divido em Cinco Passos, quais sejam: (1) Início; (2) Transferência do Manuscrito; (3) Dados da Submissão; (4) Confirmação; (5) Próximos Passos.

Cada etapa deve ser devidamente preenchida com as seguintes informações:

2.1 Início

Na primeira etapa deverão ser preenchidas as seguintes informações:

2.1.1 Idioma da submissão

Português, inglês ou espanhol.

2.1.2 Seção

Artigos originais, artigos de revisão, ensaios ou resenhas.

2.1.3 Requisitos para Envio de Manuscritos

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

- A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outras revistas.

- Os arquivos para submissão devem estar formatados conforme as orientações descritas nas “DIRETRIZES PARA A PREPARAÇÃO DO ARTIGO”, dos itens 1 a 10.

2.1.4 Comentários para o editor

Durante o processo de submissão, o sistema disponibilizará um campo para comunicação direta do autor com o editor que deve ser preenchido com uma breve apresentação do manuscrito (recomenda-se um parágrafo) para destacar sua contribuição científica. 

2.2 Transferência do manuscrito

Na segunda etapa o arquivo do manuscrito deverá ser transferido para o sistema da revista. Nomear adequadamente os arquivos, por exemplo: artigo original, artigo de revisão, parecer do comitê de ética, declaração de autoria, etc., pois o nome do arquivo ficará registrado no sistema.

2.2.1 Enviar Submissão

Na caixa "Componentes do artigo", selecione "Texto do artigo" e faça o upload do arquivo. Antes de enviar o arquivo certifique-se que a última versão atende as “Diretrizes para a preparação do artigo”, itens de 1 a 10.

2.2.2 Metadados

Clique em "Continuar" para seguir.

2.2.3 Finalização

- Para enviar os arquivos complementares (parecer de comitê de ética, declaração assinada pelos autores, indicação de pareceristas, etc.), clique em "Enviar um Novo Arquivo", e repita os passos anteriores até cadastrar todos os arquivos necessários.

Após cadastrar todos os arquivos, clique em "Concluir", e posteriormente em "Salvar e continuar".

2.3 Dados da Submissão

Na terceira etapa os metadados deverão ser preenchidos com Título e Subtítulo, Resumo do Trabalho (português, inglês e espanhol), palavras-chave, agências de fomento (se houver) e dados de todos os autores (limite de 6 autores). Após inserir os dados, clique em "Salvar e continuar". 

2.4 Confirmação

Após conferir todos os dados informados, clique em "Finalizar Submissão".

Estudos

A seção Estudos é uma categoria que se destina a três tipos de manuscritos, são eles:

Artigos Originais: são trabalhos resultantes de pesquisa empírica com dados originais apresentados no resumo e no corpo do texto considerando a seguinte estrutura: introdução, problema, objetivos, metodologia, resultados e discussão.

Artigos de Revisão: são trabalhos que têm por objeto resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos teóricos e/ou de investigação já publicados.Ensaios: são trabalhos que apresentam reflexões teóricas próprias, elaborados a partir de interpretações livres e originais, ainda que sem dispensar inteiramente um rigoroso aparato de documentação empírica e bibliográfica.

Ensaios: são trabalhos que apresentam reflexões teóricas próprias, elaborados a partir de interpretações livres e originais, ainda que sem dispensar inteiramente um rigoroso aparato de documentação empírica e bibliográfica.

Resenhas

são trabalhos que apresentam comentários e avaliações críticas de livros, filmes, peças, coreografias ou outros produtos resultantes de reflexões acadêmicas, artísticas ou de outras natureza.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.