AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

ENTRE CONCEITOS E RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA

  • Caroline Delfino dos Santos Universidade do Grande Rio
  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima Universidade do Grande Rio
  • Jurema Rosa Lopes Soares Universidade do Grande Rio
  • Glhevysson dos Santos Barros Universidade do Grande Rio

Abstract

Ao compreendermos o peso social e político impressos na aquisição de conhecimentos
científicos e considerarmos que tais conhecimentos se revelam efetivamente distantes da
classe pobre, inferimos que o processo avaliativo pode ser capaz de contribuir com a
propagação das assimetrias de classes. Assim, esse estudo tem por objetivo discutir o
papel político-pedagógico da avaliação no processo de ensino-aprendizagem,
identificando elementos capazes de se revelar como excludentes na medida que se
posicionam a favor de interesses mercadológicos e não educacionais. Pautados nessa
crítica, inserimos reflexões sobre as avaliações externas implementadas no Brasil, bem
como intervenções do Banco Mundial na educação brasileira. Para corroborar com o
debate, nosso referencial teórico se estrutura a partir dos estudos de Hoffmann e
Esteban. A metodologia empregada orienta-se a partir da pesquisa bibliográfica, tendo
sido eleitas ainda importantes fontes documentais relacionadas ao campo da educação.
Por fim, com base nas análises empregadas nas diferentes concepções em torno da
avaliação, inferimos que a prática avaliativa compreende oportunizar aos alunos serem
parâmetros de si mesmo ao longo de sua trajetória escolar. Avaliar sobre essa
perspectiva pode significar, dentre outras questões, estar atento ao desenvolvimento
cognitivo dos alunos, considerando o seu processo de aprendizagem como sendo
próprio.

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Published
2020-07-18
How to Cite
Delfino dos Santos, C. ., de Cassia Pinheiro Lima, J., Rosa Lopes Soares, J. ., & dos Santos Barros, G. (2020). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ENTRE CONCEITOS E RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA. Revista Prisma, 1(1), 24-40. Retrieved from https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/11
Section
Estudos