AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

ENTRE CONCEITOS E RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA

  • Caroline Delfino dos Santos Universidade do Grande Rio
  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima Universidade do Grande Rio
  • Jurema Rosa Lopes Soares Universidade do Grande Rio
  • Glhevysson dos Santos Barros Universidade do Grande Rio
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Avaliação externa; Banco Mundial

Resumo

Ao compreendermos o peso social e político impressos na aquisição de conhecimentos
científicos e considerarmos que tais conhecimentos se revelam efetivamente distantes da
classe pobre, inferimos que o processo avaliativo pode ser capaz de contribuir com a
propagação das assimetrias de classes. Assim, esse estudo tem por objetivo discutir o
papel político-pedagógico da avaliação no processo de ensino-aprendizagem,
identificando elementos capazes de se revelar como excludentes na medida que se
posicionam a favor de interesses mercadológicos e não educacionais. Pautados nessa
crítica, inserimos reflexões sobre as avaliações externas implementadas no Brasil, bem
como intervenções do Banco Mundial na educação brasileira. Para corroborar com o
debate, nosso referencial teórico se estrutura a partir dos estudos de Hoffmann e
Esteban. A metodologia empregada orienta-se a partir da pesquisa bibliográfica, tendo
sido eleitas ainda importantes fontes documentais relacionadas ao campo da educação.
Por fim, com base nas análises empregadas nas diferentes concepções em torno da
avaliação, inferimos que a prática avaliativa compreende oportunizar aos alunos serem
parâmetros de si mesmo ao longo de sua trajetória escolar. Avaliar sobre essa
perspectiva pode significar, dentre outras questões, estar atento ao desenvolvimento
cognitivo dos alunos, considerando o seu processo de aprendizagem como sendo
próprio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANCO MUNDIAL. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil:
Próximos passos - Sumário Executivo. 2010. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7289-
banco-mundial-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 mar. 2020.

_______. O Grupo Banco Mundial duplica o financiamento baseado em resultados
para a educação no total de US$ 5 bilhões nos próximos cinco anos. The World
Bank [18 de maio de 2015]. Incheon, República da Coreia, 2015. Disponível em:
https://www.worldbank.org/pt/news/press-release/2015/05/18/world-bank-group-
doubles-results-based-financing-for-education-to-us5-billion-over-next-5-years. Acesso
em: 11 jul. 2020.

BARRIGA, Ángel Díaz. Avaliação: Uma prática em busca de novos sentidos. In:
ESTEBAN, Maria Teresa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 5692, de 5 de agosto de 11 de
agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras
providências. Disponível em:
https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/128525/lei-de-diretrizes-e-base-de-
1971-lei-5692-71. Acesso em: 11 jul. 2020.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 26 de
abril de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Acesso em: 02 jul. 2020.

_______. Ministério da Educação. Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998. Institui o
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Disponível em:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0178-0181_c.pdf. Acesso em: 12
jul. 2020.

_______. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 10, de 24 de abril de 2007.
Diário Oficial da União, 26 de abril de 2007. Brasília, 2007. Disponível em:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/provinha_brasil/legislacao/2007/provinha
_brasil_portaria_normativa_n10_24_abril_2007.pdf . Acesso em: 9 jul. 2020.

_______. Portaria normativa nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais.
Diário Oficial da União, 5 de julho de 2012. Brasília, 2012. Disponível em:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/provinha_brasil/legislacao/2013/portaria_
n867_4julho2012_provinha_brasil.pdf Acesso em: 11 jul. 2020.

ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação: Uma prática em busca de novos sentidos. Rio de
Janeiro: DP&A, 2003.
ESTEBAN, Maria Teresa; SAMPAIO, Carmem Sanches. Diferença, alteridade e
aprendizagem: Desafios infantis ao saber docente. XVI ENDIPE - Encontro Nacional
de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012. Disponível em:
http://endipe.pro.br/ebooks-2012/2355b.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020.

FONSECA, Marília. O Banco Mundial e a Educação: Reflexões sobre o caso brasileiro.
In: GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: Crítica ao neoliberalismo em educação.
13ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 34ª Ed. Petrópolis/RJ:
Ed. Vozes, 2007.

GARCIA, Regina Leite. Uma orientação educacional nova para uma nova escola. 7ª
Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1995.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Pontos e contrapontos: Do pensar ao agir em
avaliação.7ª Ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.
________. Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à
universidade.22ª Ed. Porto Alegre: Mediação, 2003 a.
________. Avaliação: Mito e desafio: Uma perspectiva construtiva. 34ª Ed. Porto
Alegre: Educação e Realidade, 2003 b.
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Nota
técnica: Indicador de Nível Socioeconômico das escolas da educação básica (Inse).
Brasília: Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira, 2015. Disponível em:
http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2015/no
ta_tecnica/nota_tecnica_inep_inse_2015.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020.

PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório do
Desenvolvimento Humano 2019 “Além do rendimento, além das médias, além do
presente: Desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI”. Disponível em:
https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/relatorio-do-desenvolvimento-
humano-2019.html Acesso em: 16 jun. 2020.
Publicado
2020-07-18
Como Citar
Delfino dos Santos, C. ., de Cassia Pinheiro Lima, J., Rosa Lopes Soares, J. ., & dos Santos Barros, G. (2020). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ENTRE CONCEITOS E RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA. Revista Prisma, 1(1), 24-40. Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/11
Seção
Estudos