REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SAÚDE DE PARTICIPANTES DE GRUPOS DE PESQUISA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORTE E DO SUL DO BRASIL

  • Cleusa Suzana de Araújo Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM
  • Graça Simões de Carvalho Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Palavras-chave: Concepção de saúde, Concepções alternativas, Representação social, Educação em saúde

Resumo

O presente estudo teve por objetivo conhecer as Representações Sociais que os participantes de dois Grupos de Pesquisa (GP) na área do Ensino de Ciências, um da região norte e outro do sul do Brasil, compartilham sobre Saúde. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a técnica de evocação livre de palavras para conhecer as representações que os professores compartilhavam em relação à Saúde. Os resultados apontaram para a concepção polissêmica que cerca a concepção de saúde. As palavras que caracterizam o núcleo central de cada GP foram distintas. Apenas no GP do norte, consta “bem-estar”, reforçando o conceito apresentado pela Organização Mundial de Saúde, presente na maioria dos documentos oficiais. As demais palavras do núcleo central do dois GPs estão articuladas a diversos determinantes de saúde. Devido aos Grupos de Pesquisa estarem associados ao ensino de Ciências os dados apontam a necessidade de um aprofundamento teórico neste campo do saber.

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Publicado
2020-07-23
Como Citar
Suzana de Araújo, C., de Oliveira Magalhães Júnior, C. A., & Simões de Carvalho, G. (2020). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SAÚDE DE PARTICIPANTES DE GRUPOS DE PESQUISA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORTE E DO SUL DO BRASIL. Revista Prisma, 1(1), 106-120. Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/13
Seção
Estudos