A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS
Palavras-chave:
Educação
Resumo
Este artigo descreve e analisa a legislação, os conceitos, definições, características e o papel que cumpre a Educação a Distância na formação intelectual e cultural da sociedade brasileira.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ABED. Censo EAD. BR 2013: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2013. Curitiba, PR: Ibpex, 2014.
ARÉTIO, L. G. Educación a distancia hoy. Madrid (Espanha): UNED, 1994.
ARMENGOL, M. C. Universidad sin classes. Educación a distância en América Latina. Caracas (Venezuela): OEA-UNA-Kepelus, 1987.
BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
BRASIL. Decreto nº 2.494. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1998.
BRASIL. Portaria nº 4.361. Ministério da Educação. Brasília, DF: MEC, 2004.
BRASIL. Decreto nº 5.622. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 2005.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia P. Costa. São Paulo, SP: Ed. 34, 2002.
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro, RJ: Tempo Brasileiro, 1999.
GIOLO, J. A Educação a distância e a formação de professores. Educação e Sociedade, Campinas, SP, vol. 29, n. 105, p. 1211-1234, set/dez, 2008.
HERMIDA, J. F.; BONFIM, C. R. S. A Educação a distância: história, concepções e perspectiva. Revista HSTEDBR on-line, Campinas, SP, n. Especial, p.166-181, ago. 2006.
HOLMBERG, B. Educación a distância: situación y perspectivas. Buenos Aires (Argentina): Editorial Kapelusz, 1985.
KEEGAN, D. Foundations of distance education. London (Inglaterra): Routledge, 1996.
MORAN, J. M. O Que é educação a distância: In: Boletim de Educação a Distância. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2000.
MORAN, J. M. EaD: Pontos e contrapontos. São Paulo, SP: Summus, 2011.
MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PEREIRA, E. W.; MORAES, R. A. História da EaD e os desafios na formação de professores no Brasil. In: SOUZA, A. M.; FIORENTINI, L. M. R.; RODRIGUES, M. A. M. (orgs.). Educação superior a distância – comunidade de trabalho e aprendizagem em rede (CTAR). Brasília, DF: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, p. 65-90, 2009.
POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio, Porto Alegre, RS, v. 8, p. 34-36, ago./out. 2004.
PRETI, O. EaD: uma prática mediadora e mediatizada. In: PRETI, O. (org.). EaD: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá, MT: CEAD/UFTM, p. 15-56, 1996.
SALES, V. M. B. Formação e prática de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Fortaleza, CE, 2011.
SALVUCCI, M.; LISBOA, M. J. A.; MENDES, N. C. Educação a distância no Brasil: fundamentos legais e implementação. Associação Brasileira de Educação a Distância. v. 11, p. 49-62, 2012.
SANCHO, J. M. (org.) Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.
SCHNEIDER, E. I.; MEDEIROS, L. F.; URBANETZ, S. T. O aprender e o ensinar em EAD por meio de rotas de aprendizagem. In: 15º Congresso Internacional da ABED de Educação a Distância, 2009, Fortaleza, CE. Anais do 15º CIAED, 2009.
SPANHOL, F. J. Aspectos do gerenciamento de projetos em EAD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, p. 412-419, 2009.
ARÉTIO, L. G. Educación a distancia hoy. Madrid (Espanha): UNED, 1994.
ARMENGOL, M. C. Universidad sin classes. Educación a distância en América Latina. Caracas (Venezuela): OEA-UNA-Kepelus, 1987.
BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
BRASIL. Decreto nº 2.494. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1998.
BRASIL. Portaria nº 4.361. Ministério da Educação. Brasília, DF: MEC, 2004.
BRASIL. Decreto nº 5.622. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 2005.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia P. Costa. São Paulo, SP: Ed. 34, 2002.
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro, RJ: Tempo Brasileiro, 1999.
GIOLO, J. A Educação a distância e a formação de professores. Educação e Sociedade, Campinas, SP, vol. 29, n. 105, p. 1211-1234, set/dez, 2008.
HERMIDA, J. F.; BONFIM, C. R. S. A Educação a distância: história, concepções e perspectiva. Revista HSTEDBR on-line, Campinas, SP, n. Especial, p.166-181, ago. 2006.
HOLMBERG, B. Educación a distância: situación y perspectivas. Buenos Aires (Argentina): Editorial Kapelusz, 1985.
KEEGAN, D. Foundations of distance education. London (Inglaterra): Routledge, 1996.
MORAN, J. M. O Que é educação a distância: In: Boletim de Educação a Distância. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2000.
MORAN, J. M. EaD: Pontos e contrapontos. São Paulo, SP: Summus, 2011.
MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PEREIRA, E. W.; MORAES, R. A. História da EaD e os desafios na formação de professores no Brasil. In: SOUZA, A. M.; FIORENTINI, L. M. R.; RODRIGUES, M. A. M. (orgs.). Educação superior a distância – comunidade de trabalho e aprendizagem em rede (CTAR). Brasília, DF: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, p. 65-90, 2009.
POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio, Porto Alegre, RS, v. 8, p. 34-36, ago./out. 2004.
PRETI, O. EaD: uma prática mediadora e mediatizada. In: PRETI, O. (org.). EaD: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá, MT: CEAD/UFTM, p. 15-56, 1996.
SALES, V. M. B. Formação e prática de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Fortaleza, CE, 2011.
SALVUCCI, M.; LISBOA, M. J. A.; MENDES, N. C. Educação a distância no Brasil: fundamentos legais e implementação. Associação Brasileira de Educação a Distância. v. 11, p. 49-62, 2012.
SANCHO, J. M. (org.) Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.
SCHNEIDER, E. I.; MEDEIROS, L. F.; URBANETZ, S. T. O aprender e o ensinar em EAD por meio de rotas de aprendizagem. In: 15º Congresso Internacional da ABED de Educação a Distância, 2009, Fortaleza, CE. Anais do 15º CIAED, 2009.
SPANHOL, F. J. Aspectos do gerenciamento de projetos em EAD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, p. 412-419, 2009.
Publicado
2021-01-19
Como Citar
de Fátima Gonçalves Moraes, D., Saramago de Oliveira, G., & Angélica Silva de Sousa. (2021). A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS. Revista Prisma, 1(3). Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/22
Edição
Seção
Estudos