EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
NOVAS PERSPECTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Educação a Distância
Resumo
Este artigo apresenta e analisa as principais ideias relaciondas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) onde se processa a EaD on-line. Debate ainda o papel de educadores e educandos frente aos novos desafios educacionais impostos por esta modalidade de ensino e como se dá a construção dos saberes educacionais na EaD.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD, Brasil 2014: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil, 2014. São Paulo, SP: Pearson Education, 2015.
ALMEIDA, M. E. B. O computador na escola: contextualizando a formação de professores. 2000. 252 f. Tese (Doutorado em Educação: Supervisão e Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2000.
ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul.-dez. 2003.
ALVES, L. R. G. Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle. In: ALVES, L.; BARROS, D.; OKADA, A. (Org.) Moodle: Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso, Salvador, BA: EDUNEB, p. 187-201, 2009.
AYTEKIN, I.; ALTINAY, Z.; ALTINA, F. Y. Roles of the students and teachers in distance education. The Turkish Online Journal of Distance Education, Volume: 5, Number: 4, october, 2004.
BACKES, L. A Formação do educador em um outro mundo: viver/conviver em uma prática pedagógica. V Congresso Internacional de Educação: Pedagogias (entre) lugares e saberes, São Leopoldo, RS. Pelotas, RS: Seiva Publicações, v. 1. p. 1-15, 2007.
BEHAR, P. A.; LEITE, S. M.; SANTOS, L. A. P. A institucionalização do ROODA na UFRGS: em busca de novos espaços pedagógicos. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 16., 2005, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora, 2005.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
BRUNO, A. R.; LEMGRUBER, M. S. Docência na educação online: professorar e (ou) tutorar? In: BRUNO, A. R. et al. Tem professor na rede, Juiz de Fora, MG: UFJF, p. 67-84, 2010.
CARLINI, A. L.; TARCIA, R. M. L. 20% a distância: e agora? Orientações práticas para o uso de tecnologia de EaD. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2010.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 1. Tradução de Roneide Venancio. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2003.
COLL, C.; MONEREO, C. (Org.). Psicologia da educação virtual. Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.
DILLENBOURG, P. Workshop on virtual learning environments. EUN Conference “Learning in the New Millennium: Building New Education 10 Strategies for Schools”, University of Geneva, 2000.
DOUGIAMAS, M.; TAYLOR, P. C. Moodle: usando comunidades de aprendizes para criar um sistema de fonte aberta de gerenciamento de curso. In: ALVES, L.; BARROS, D.; OKADA, A. (Org.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de caso, Salvador, BA: EDUNEB, p. 15-34, 2009.
FARIA, E. T. EAD: desafios e propostas emergentes. In: FARIA, E. T. (Org.). Educação presencial e virtual: espaços complementares essenciais na escola e na empresa, Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 15-36, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2002.
GONZALEZ, M. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo, SP: AVERCAMP, 2005.
GRAF, S.; LIST, B. An evaluation of open source e-learning platforms stressing adaptation issues. Vienna, 2002.
KEEGAN, D. Foundations of distance education. London (Inglaterra): Routledge. 1996.
LEMOS, A. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, RS: Sulina, 2002.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo, SP: Ed. 34, 1999.
MAIA, C.; J. MATTAR. ABC da EaD: a EaD hoje. São Paulo, SP: Pearson, 2007.
MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo, SP: AVERCAMP, 2010.
MILL, D. OLIVEIRA, M. R. G.; RIBEIRO, L. R. C. Múltiplos enfoques sobre a polidocência na educação a distância virtual. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques, São Paulo, SP: EdUFSCar, p. 13-22, 2010.
MISKULIN, R. G. S.; AMORIM, J. A.; SILVA, M. R. C. As possibilidades pedagógicas do ambiente computacional TelEduc na exploração, na disseminação e na representação de conceitos matemáticos. In: BARBOSA, R. M. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem, Porto Alegre, RS: Artmed, p. 71-83, 2005.
MORAN, J. M. Novos caminhos do ensino a distância. SENAI, Rio de Janeiro, RJ, ano 1, n. 5, p. 1-3, out.-dez. 1994.
MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. Interações, Universidade São Marcos, São Paulo, SP, v. V, n. 9, p. 57-72, jan.-jun. 2000.
MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação on¬ line. In: SILVA, M. (Org.). Educação on¬¬ line: teorias, práticas, legislação e formação corporativa, São Paulo, SP: Loyola, p. 41¬¬ 52, 2006.
MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2009.
MORAN, J. M. EaD: pontos e contrapontos. São Paulo, SP: Summus, 2011.
MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Editora Papirus, 2012.
NARDIN, A. C.; FRUET, F. S. O.; BASTOS, F. P. Potencialidades tecnológicas e educacionais em ambiente virtual de ensino-aprendizagem livre. Revista Renote, v.7, n. 3, p. 1-10, dez. 2009.
NISKIER, A. Educação a distância: a tecnologia da esperança. Rio de Janeiro, RJ: Edições Loyola, 2000.
OLIVEIRA, E. S. G.; FERREIRA, A. C. R.; DIAS, A. C. S. Tutoria em EaD. Avaliação e compromisso com a qualidade. In: Congresso Internacional de EaD – ABED, 11. Salvador, BA, set. 2004.
PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on- line. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
PEREIRA, A. T. C. Ambientes virtuais de aprendizagem: em diferentes contextos. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna. 2007.
PFROMM NETTO, S. Telas que ensinam: mídia e aprendizagem. Campinas, SP: Alínea, 2001.
RIBEIRO, E. N.; MENDONÇA, G. A. A.; MENDONÇA, A. F. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EaD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 13., 2007, Curitiba. Anais… Curitiba, PR: ABED, p. 1-11, 2007.
RICE, W.; NASH, S. Moodle 1.9 teaching techniques: Creative ways to build powerful and effective online courses. Packt Publishing, 2010.
ROCHA, H. V. O ambiente TelEduc para Educação à Distância baseada na Web: Princípios, Funcionalidades e Perspectivas de desenvolvimento. In: MORAES, M. C. (org). Educação a Distância: Fundamentos e Práticas, Campinas: Unicamp/Nied, p.197-212, 2002a.
ROCHA, H. V. Projeto TelEduc: pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para educação à distância. Campinas, SP: UNICAMP, 2002b.
ROMANI, L. A. S.; ROCHA, H. V. InterMap: Visualizando a Interação em ambientes de EaD baseados na Web. In: INFOUNI 2001 – Encuentro Internacional de Informática en la Educación, 2001, Havana, Cuba. Anais, 2001.
ROSTAS, M. H. S. G.; ROSTAS, G. R. O ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. In: SOTO, U.; MAYRINK, M. F.; GREGOLIN, I. (org.). Linguagem, Educação e virtualidade, São Paulo, SP: UNESP; São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, p. 135-151, 2009.
SÁ, I. M. A. EaD: processo contínuo de inclusão social. Fortaleza, CE: C.E.C., 1998.
SALES, V. M. B. Formação e prática de professores do curso de licenciatura em pegagogia a distância da UAB/UECE. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, 2011.
SANTOS, E. O. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Revista FAEBA, v. 12, n. 18, 2003.
SANTOS, E. Educação on-line para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, Braga, Portugal, p. 5658-5671, 2009.
UAB. Universidade Aberta do Brasil. 2015. Disponível em: www.uab.capes.gov.br. Acesso em: 11 jan. 2021.
VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. S. (Orgs.). Aprendizagem em ambientes virtuais: e compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2005.
VAN DER LINDEN, M. M. G. Diálogo didático mediado online: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem. 2005. 261 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2005.
VIEIRA, M. B.; LUCIANO, N. A. Construção e reconstrução de um ambiente de aprendizagem para educação à distância. Associação Brasileira de Educação a Distância, 2002.
WAQUIL, M. P.; BEHAR, P. A. Princípios da pesquisa científica para investigar ambientes virtuais de aprendizagem sob o ponto de vista do pensamento complexo. In: BEHAR, P. A. (org.). Modelos pedagógicos de educação a distância, Porto Alegre, RS: Armed, p. 146-178, 2009.
ALMEIDA, M. E. B. O computador na escola: contextualizando a formação de professores. 2000. 252 f. Tese (Doutorado em Educação: Supervisão e Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2000.
ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul.-dez. 2003.
ALVES, L. R. G. Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle. In: ALVES, L.; BARROS, D.; OKADA, A. (Org.) Moodle: Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso, Salvador, BA: EDUNEB, p. 187-201, 2009.
AYTEKIN, I.; ALTINAY, Z.; ALTINA, F. Y. Roles of the students and teachers in distance education. The Turkish Online Journal of Distance Education, Volume: 5, Number: 4, october, 2004.
BACKES, L. A Formação do educador em um outro mundo: viver/conviver em uma prática pedagógica. V Congresso Internacional de Educação: Pedagogias (entre) lugares e saberes, São Leopoldo, RS. Pelotas, RS: Seiva Publicações, v. 1. p. 1-15, 2007.
BEHAR, P. A.; LEITE, S. M.; SANTOS, L. A. P. A institucionalização do ROODA na UFRGS: em busca de novos espaços pedagógicos. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 16., 2005, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora, 2005.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
BRUNO, A. R.; LEMGRUBER, M. S. Docência na educação online: professorar e (ou) tutorar? In: BRUNO, A. R. et al. Tem professor na rede, Juiz de Fora, MG: UFJF, p. 67-84, 2010.
CARLINI, A. L.; TARCIA, R. M. L. 20% a distância: e agora? Orientações práticas para o uso de tecnologia de EaD. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2010.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 1. Tradução de Roneide Venancio. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2003.
COLL, C.; MONEREO, C. (Org.). Psicologia da educação virtual. Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.
DILLENBOURG, P. Workshop on virtual learning environments. EUN Conference “Learning in the New Millennium: Building New Education 10 Strategies for Schools”, University of Geneva, 2000.
DOUGIAMAS, M.; TAYLOR, P. C. Moodle: usando comunidades de aprendizes para criar um sistema de fonte aberta de gerenciamento de curso. In: ALVES, L.; BARROS, D.; OKADA, A. (Org.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de caso, Salvador, BA: EDUNEB, p. 15-34, 2009.
FARIA, E. T. EAD: desafios e propostas emergentes. In: FARIA, E. T. (Org.). Educação presencial e virtual: espaços complementares essenciais na escola e na empresa, Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 15-36, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2002.
GONZALEZ, M. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo, SP: AVERCAMP, 2005.
GRAF, S.; LIST, B. An evaluation of open source e-learning platforms stressing adaptation issues. Vienna, 2002.
KEEGAN, D. Foundations of distance education. London (Inglaterra): Routledge. 1996.
LEMOS, A. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, RS: Sulina, 2002.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo, SP: Ed. 34, 1999.
MAIA, C.; J. MATTAR. ABC da EaD: a EaD hoje. São Paulo, SP: Pearson, 2007.
MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo, SP: AVERCAMP, 2010.
MILL, D. OLIVEIRA, M. R. G.; RIBEIRO, L. R. C. Múltiplos enfoques sobre a polidocência na educação a distância virtual. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques, São Paulo, SP: EdUFSCar, p. 13-22, 2010.
MISKULIN, R. G. S.; AMORIM, J. A.; SILVA, M. R. C. As possibilidades pedagógicas do ambiente computacional TelEduc na exploração, na disseminação e na representação de conceitos matemáticos. In: BARBOSA, R. M. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem, Porto Alegre, RS: Artmed, p. 71-83, 2005.
MORAN, J. M. Novos caminhos do ensino a distância. SENAI, Rio de Janeiro, RJ, ano 1, n. 5, p. 1-3, out.-dez. 1994.
MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. Interações, Universidade São Marcos, São Paulo, SP, v. V, n. 9, p. 57-72, jan.-jun. 2000.
MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação on¬ line. In: SILVA, M. (Org.). Educação on¬¬ line: teorias, práticas, legislação e formação corporativa, São Paulo, SP: Loyola, p. 41¬¬ 52, 2006.
MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2009.
MORAN, J. M. EaD: pontos e contrapontos. São Paulo, SP: Summus, 2011.
MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Editora Papirus, 2012.
NARDIN, A. C.; FRUET, F. S. O.; BASTOS, F. P. Potencialidades tecnológicas e educacionais em ambiente virtual de ensino-aprendizagem livre. Revista Renote, v.7, n. 3, p. 1-10, dez. 2009.
NISKIER, A. Educação a distância: a tecnologia da esperança. Rio de Janeiro, RJ: Edições Loyola, 2000.
OLIVEIRA, E. S. G.; FERREIRA, A. C. R.; DIAS, A. C. S. Tutoria em EaD. Avaliação e compromisso com a qualidade. In: Congresso Internacional de EaD – ABED, 11. Salvador, BA, set. 2004.
PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on- line. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
PEREIRA, A. T. C. Ambientes virtuais de aprendizagem: em diferentes contextos. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna. 2007.
PFROMM NETTO, S. Telas que ensinam: mídia e aprendizagem. Campinas, SP: Alínea, 2001.
RIBEIRO, E. N.; MENDONÇA, G. A. A.; MENDONÇA, A. F. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EaD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 13., 2007, Curitiba. Anais… Curitiba, PR: ABED, p. 1-11, 2007.
RICE, W.; NASH, S. Moodle 1.9 teaching techniques: Creative ways to build powerful and effective online courses. Packt Publishing, 2010.
ROCHA, H. V. O ambiente TelEduc para Educação à Distância baseada na Web: Princípios, Funcionalidades e Perspectivas de desenvolvimento. In: MORAES, M. C. (org). Educação a Distância: Fundamentos e Práticas, Campinas: Unicamp/Nied, p.197-212, 2002a.
ROCHA, H. V. Projeto TelEduc: pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para educação à distância. Campinas, SP: UNICAMP, 2002b.
ROMANI, L. A. S.; ROCHA, H. V. InterMap: Visualizando a Interação em ambientes de EaD baseados na Web. In: INFOUNI 2001 – Encuentro Internacional de Informática en la Educación, 2001, Havana, Cuba. Anais, 2001.
ROSTAS, M. H. S. G.; ROSTAS, G. R. O ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. In: SOTO, U.; MAYRINK, M. F.; GREGOLIN, I. (org.). Linguagem, Educação e virtualidade, São Paulo, SP: UNESP; São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, p. 135-151, 2009.
SÁ, I. M. A. EaD: processo contínuo de inclusão social. Fortaleza, CE: C.E.C., 1998.
SALES, V. M. B. Formação e prática de professores do curso de licenciatura em pegagogia a distância da UAB/UECE. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, 2011.
SANTOS, E. O. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Revista FAEBA, v. 12, n. 18, 2003.
SANTOS, E. Educação on-line para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, Braga, Portugal, p. 5658-5671, 2009.
UAB. Universidade Aberta do Brasil. 2015. Disponível em: www.uab.capes.gov.br. Acesso em: 11 jan. 2021.
VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. S. (Orgs.). Aprendizagem em ambientes virtuais: e compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2005.
VAN DER LINDEN, M. M. G. Diálogo didático mediado online: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem. 2005. 261 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2005.
VIEIRA, M. B.; LUCIANO, N. A. Construção e reconstrução de um ambiente de aprendizagem para educação à distância. Associação Brasileira de Educação a Distância, 2002.
WAQUIL, M. P.; BEHAR, P. A. Princípios da pesquisa científica para investigar ambientes virtuais de aprendizagem sob o ponto de vista do pensamento complexo. In: BEHAR, P. A. (org.). Modelos pedagógicos de educação a distância, Porto Alegre, RS: Armed, p. 146-178, 2009.
Publicado
2021-01-19
Como Citar
de Fátima Gonçalves Moraes, D., Saramago de Oliveira, G., & dos Santos Saad, N. (2021). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE: NOVAS PERSPECTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Prisma, 1(3). Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/26
Edição
Seção
Estudos