FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SABERES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Formação Docente
Resumo
Este artigo identifica e descreve as principias características da formação e da prática docente no contexto atual. Analisa os diferentes saberes que compõem a profissionalidade docente, como aprendem e como, ao colocarem em prática esses conhecimentos, na sua ação docente, vão construindo a sua competência profissional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BARTNIK, H. L. S.; MACHADO, I. M. C. A formação pedagógica do professor universitário. In: VIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) e III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas (CIAVE). 2008. Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR: Champagnat, p. 487-497, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2002.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de março de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2006.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada. Brasília, DF: Presidência da República, 2009.
BRASIL. Lei nº 12.014, de 06 de agosto de 2009. Altera o art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2009.
BRASIL. Lei 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2013.
CARDOSO, A. A.; DEL PINO, M. A. B.; DORNELES, C. L. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauhier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no brasil. In: IX ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Caxias do Sul, 2012.
CARDOSO, M. R. G. Docência universitária: utilizacão das TIC’s no desenvolvimento da prática pedagógica. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2014.
CONNELL, R. Bons professores em um terreno perigoso: rumo a uma nova visão da Qualidade e do profissionalismo. Traduzido por Carlos Malferrari. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. especial, p. 165-184, 2010.
CUNHA, M. I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, mai./ago. 2006.
CUNHA, M. I. Formação de professores em tempos complexos: perspectivas conceituais e processos em tensão. In: Jornadas Transandinas de Aprendizagem: Ensinar e Aprender num mundo complexo e intercultural. Acta. Frederico Westphalen: URI/FW, p. 91-105, 2011.
GATTI, B. A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2006.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica: 2012. Resumo técnico. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. In: Revista do Centro de Educação, v. 29, n. 02, p. 1-11, 2004.
NUNES, C. M. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade - Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas, SP: Cedes, nº 74, Ano XXII, p. 27-42, 2001.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1999.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortes, 2005.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. v. 1. Coleção Docência em Formação: Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTEL, M. G. O professor em construção. Campinas, SP: Papirus, 1996.
RIBEIRO JUNIOR, J. A formação pedagógica do professor de Direito. Campinas, SP: Papirus, 2001.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr., 2009.
SCHWARTZ, S.; BITTENCOURT, Z. A. Quem é o “bom professor” universitário? Estudantes e professores de cursos de Licenciatura em pedagogia dizem quais são as (ideais) qualidades deste profissional. In: ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9, 2012, Caxias do Sul. Anais... IX ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul, p.1-13, 2012.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TAVARES, K. O papel do professor - do contexto presencial para o ambiente online e vice-versa. Conecta, n. 3, nov./dez. 2000.
VENTURA, M. C. A. A. et al. O “bom professor” – opinião dos estudantes. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, III Série, n. 5, p. 95-102, dez. 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2002.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de março de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2006.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada. Brasília, DF: Presidência da República, 2009.
BRASIL. Lei nº 12.014, de 06 de agosto de 2009. Altera o art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2009.
BRASIL. Lei 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2013.
CARDOSO, A. A.; DEL PINO, M. A. B.; DORNELES, C. L. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauhier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no brasil. In: IX ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Caxias do Sul, 2012.
CARDOSO, M. R. G. Docência universitária: utilizacão das TIC’s no desenvolvimento da prática pedagógica. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2014.
CONNELL, R. Bons professores em um terreno perigoso: rumo a uma nova visão da Qualidade e do profissionalismo. Traduzido por Carlos Malferrari. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. especial, p. 165-184, 2010.
CUNHA, M. I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, mai./ago. 2006.
CUNHA, M. I. Formação de professores em tempos complexos: perspectivas conceituais e processos em tensão. In: Jornadas Transandinas de Aprendizagem: Ensinar e Aprender num mundo complexo e intercultural. Acta. Frederico Westphalen: URI/FW, p. 91-105, 2011.
GATTI, B. A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2006.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica: 2012. Resumo técnico. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. In: Revista do Centro de Educação, v. 29, n. 02, p. 1-11, 2004.
NUNES, C. M. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade - Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas, SP: Cedes, nº 74, Ano XXII, p. 27-42, 2001.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1999.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortes, 2005.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. v. 1. Coleção Docência em Formação: Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTEL, M. G. O professor em construção. Campinas, SP: Papirus, 1996.
RIBEIRO JUNIOR, J. A formação pedagógica do professor de Direito. Campinas, SP: Papirus, 2001.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr., 2009.
SCHWARTZ, S.; BITTENCOURT, Z. A. Quem é o “bom professor” universitário? Estudantes e professores de cursos de Licenciatura em pedagogia dizem quais são as (ideais) qualidades deste profissional. In: ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9, 2012, Caxias do Sul. Anais... IX ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul, p.1-13, 2012.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TAVARES, K. O papel do professor - do contexto presencial para o ambiente online e vice-versa. Conecta, n. 3, nov./dez. 2000.
VENTURA, M. C. A. A. et al. O “bom professor” – opinião dos estudantes. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, III Série, n. 5, p. 95-102, dez. 2011.
Publicado
2021-01-19
Como Citar
de Fátima Gonçalves Moraes, D., Saramago de Oliveira, G., & Oramisio Santos, A. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. Revista Prisma, 1(3). Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/28
Edição
Seção
Estudos