PESQUISA-AÇÃO: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS

  • Anair Araújo de Freitas Silva Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.
  • Guilherme Saramago de Oliveira
  • Fernanda Barros Ataídes
Palavras-chave: Pesquisa-ação, Investigação Científica, Percursos Metodológicos

Resumo

Este artigo pauta-se em uma pesquisa bibliográfica. Apresenta e discute sobre as principais ideias que embasam a Pesquisa-ação como uma proposta metodológica na pesquisa social qualitativa. Expõe brevemente a trajetória da Pesquisa-ação, alguns de seus pressupostos e considerações essenciais, pautadas nos referenciais teóricos que versam sobre a temática. Tendo em vista sua relevância, o estudo objetiva ampliar os saberes sobre essa metodologia, provocar reflexões e construções de novos conhecimentos. Por fim, faz uma breve discussão sobre a aplicação desse tipo de pesquisa na formação de professores a fim de promover maior articulação teoria e prática, provocando assim, a transformação dos indivíduos e do contexto em que se inserem.

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Publicado
2021-12-25
Como Citar
Araújo de Freitas Silva, A., Saramago de Oliveira, G., & Barros Ataídes, F. (2021). PESQUISA-AÇÃO: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS. Revista Prisma, 2(1), 2-15. Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/39