PESQUISA-AÇÃO: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS
Resumo
Este artigo pauta-se em uma pesquisa bibliográfica. Apresenta e discute sobre as principais ideias que embasam a Pesquisa-ação como uma proposta metodológica na pesquisa social qualitativa. Expõe brevemente a trajetória da Pesquisa-ação, alguns de seus pressupostos e considerações essenciais, pautadas nos referenciais teóricos que versam sobre a temática. Tendo em vista sua relevância, o estudo objetiva ampliar os saberes sobre essa metodologia, provocar reflexões e construções de novos conhecimentos. Por fim, faz uma breve discussão sobre a aplicação desse tipo de pesquisa na formação de professores a fim de promover maior articulação teoria e prática, provocando assim, a transformação dos indivíduos e do contexto em que se inserem.
Downloads
Referências
BARBIER, R. A Pesquisa-ação. Brasília, DF: Liber Livro Editora, 2007.
COREY, S. Esperar? Ou começar a saber! In: MORSE, W. C.; WINGO, G. M. (Orgs.). Leituras de psicologia educacional. Trad. de Dante Moreira Leite. São Paulo, SP: Nacional, (Atualidades Pedagógicas, v. 93), 1979. p. 296-302.
FRANCO, M. A. S. Pesquisa-ação pedagógica: práticas de empoderamento e participação. Educ. Temat. Digit. Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 511-530, abr./jun., 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
IBIAPINA, I. M. L. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2008.
MELLO, R. F. Métodos participativos e a Pesquisa-ação para o desenvolvimento local. 2014. 429 f. Tese. (Doutorado em Engenharia de Produção) – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2014.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 09-29.
MIRANDA, M. G.; RESENDE, A. C. A. Sobre a Pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, RJ, vol. 11, n. 33, p. 511-565, set./dez., 2006.
MORIN, A. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropopedagogia renovada. Tradução Michel Thiollent. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2004.
MOSANER, E. Arte-educação: leitura de obras e elaboração de propostas poéticas a partir do acervo da pinacoteca do estado de São Paulo. 2008. 233 f. Dissertação. (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Faculdade de Educação, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, 2008.
OLIVEIRA, G. S.; CUNHA, A. M. O.; CORDEIRO, E. M.; SAAD, N. S. Grupo Focal: uma técnica de coleta de dados numa investigação qualitativa?. In: Cadernos da Fucamp, UNIFUCAMP, v.19, n.41, p.1-13, Monte Carmelo, MG, 2020.
PIMENTA, S.G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa. São Paulo, SP, vol. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez., 2005.
RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo, SP: Atlas, 2012.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, SP: Cortez, 2017.
SILVA, L. N. D. Formação de professores centrada na pesquisa: a relação teoria e prática. 2011. 165 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2011.
TANAJURA, L. L. C.; BEZERRA, A. A. C. Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas. Revista Eletrônica Pesquisaeduca. Santos, SP, vol. 07, n. 13, p. 10-23, jan./jun., 2015.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo, SP: Cortez: Autores Associados, 1986.
TOLEDO, R.F.; JACOBI, P. R. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimento e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Revista Educação e Sociedade. Campinas, SP, vol. 34, n. 122, p. 155-173, jan./mar., 2013
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.