O GRUPO FOCAL NA PESQUISA QUALITATIVA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS
Palavras-chave:
Grupo Focal, Pesquisa Científica, Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, Técnica de Entrevista
Resumo
O presente artigo consubstanciou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica. Apresentou, de forma geral, concepções e características da pesquisa científica, as diferenças e especificidades entre a pesquisa quantitativa e qualitativa, bem como a técnica da entrevista no entendimento de alguns teóricos metodológicos. Como foco principal, elucidou-se a definição e a organização da técnica de entrevista de Grupo Focal. Concluiu-se que o Grupo o focal é uma técnica eficiente de investigação interativa entre os participantes de um determinado grupo de interesse do pesquisador, respeitando-se o princípio da não diretividade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BARBOUR, R. Grupos Focais. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
CERVO, A. L. Metodologia científica. São Paulo, SP: Person Prentice Hall, 2007.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo, SP: Cortez, 1998.
FLICK, U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
GATTI, B. A. Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2005.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2007.
GOMES, S. R. Grupo Focal: uma alternativa em construção na pesquisa educacional. Cadernos de Pós-Graduação, São Paulo, SP, v. 4, Educação, p. 39-45, 2005.
IERVOLINO, S. A.; PELICIONE, M. C. A utilização do Grupo Focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, SP, v.35, n.2, p. 115-21, jun. 2001.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo, SP: Editora Atlas, 2002.
LEFEHLD, N. A. S.; BARROS, A. J. P. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
NERY. A. A. Necessidade de saúde na estratégia de saúde da família, no município de Jequié-BA: em busca de uma tradução. 2006. 133f. Tese de Doutorado – Programa de Pós Graduação em Enfermagem Materno–Infantil da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, 2006.
NICARETTA, E. I. Problematizando Educação, Matemática (s) e tecnologias numa prática pedagógica no Ensino Fundamental. 2013. 149f. Dissertação – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS, 2013.
OLIVEIRA, G. S.; CUNHA, A. M. O.; CORDEIRO, E. M.; SAAD, N. S. Grupo Focal: uma técnica de coleta de dados numa investigação qualitativa?. In: Cadernos da Fucamp, UNIFUCAMP, v.19, n.41, p.1-13, Monte Carmelo, MG, 2020.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2007.
SOUZA, L. K. Recomendações para a Realização de Grupos Focais na Pesquisa Qualitativa. PSI UNISC, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 52-66, jan. 2020.
SOUZA, M. C. C. C. A escola e a memória. Bragança Paulista, SP: IFANCDAPH. Editora da Universidade de São Francisco. EDUSF, 2008.
TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online], v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas, 1987.
VILELA JUNIOR, G. B.; PASSOS, R. P. (orgs.). Metodologia da pesquisa científica e bases epistemológicas. Campinas, SP: CPAQV, 2020.
WENETZ, I. Presentes na escola e ausentes na rua. Brincadeiras de crianças marcadas pelo gênero e pela sexualidade. 2012. 229f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, RS, 2012.
YIN. R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Dirceu da Silva. Porto Alegre, RS: Penso, 2016.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
CERVO, A. L. Metodologia científica. São Paulo, SP: Person Prentice Hall, 2007.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo, SP: Cortez, 1998.
FLICK, U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
GATTI, B. A. Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2005.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2007.
GOMES, S. R. Grupo Focal: uma alternativa em construção na pesquisa educacional. Cadernos de Pós-Graduação, São Paulo, SP, v. 4, Educação, p. 39-45, 2005.
IERVOLINO, S. A.; PELICIONE, M. C. A utilização do Grupo Focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, SP, v.35, n.2, p. 115-21, jun. 2001.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo, SP: Editora Atlas, 2002.
LEFEHLD, N. A. S.; BARROS, A. J. P. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
NERY. A. A. Necessidade de saúde na estratégia de saúde da família, no município de Jequié-BA: em busca de uma tradução. 2006. 133f. Tese de Doutorado – Programa de Pós Graduação em Enfermagem Materno–Infantil da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, 2006.
NICARETTA, E. I. Problematizando Educação, Matemática (s) e tecnologias numa prática pedagógica no Ensino Fundamental. 2013. 149f. Dissertação – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS, 2013.
OLIVEIRA, G. S.; CUNHA, A. M. O.; CORDEIRO, E. M.; SAAD, N. S. Grupo Focal: uma técnica de coleta de dados numa investigação qualitativa?. In: Cadernos da Fucamp, UNIFUCAMP, v.19, n.41, p.1-13, Monte Carmelo, MG, 2020.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2007.
SOUZA, L. K. Recomendações para a Realização de Grupos Focais na Pesquisa Qualitativa. PSI UNISC, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 52-66, jan. 2020.
SOUZA, M. C. C. C. A escola e a memória. Bragança Paulista, SP: IFANCDAPH. Editora da Universidade de São Francisco. EDUSF, 2008.
TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online], v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas, 1987.
VILELA JUNIOR, G. B.; PASSOS, R. P. (orgs.). Metodologia da pesquisa científica e bases epistemológicas. Campinas, SP: CPAQV, 2020.
WENETZ, I. Presentes na escola e ausentes na rua. Brincadeiras de crianças marcadas pelo gênero e pela sexualidade. 2012. 229f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, RS, 2012.
YIN. R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Dirceu da Silva. Porto Alegre, RS: Penso, 2016.
Publicado
2021-12-25
Como Citar
Maria de Campos Corrêa, A., de Oliveira, G., & de Oliveira, A. C. (2021). O GRUPO FOCAL NA PESQUISA QUALITATIVA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS. Revista Prisma, 2(1), 34-47. Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/41