FAVELA

UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE E DA COMERCIALIZAÇÃO EM TERRITÓRIO NEGLIGÊNCIADO

  • José Teixeira de Seixas Filho
  • Luiz Carlos Werneck Streva
Palavras-chave: marketing, comércio, favela, propaganda, políticas públicas, mercado varejista.

Resumo

A propaganda pode ser definida como a manipulação planejada da
comunicação, visando, pela persuasão, promover comportamentos de uma
classe social, ou mesmo, uma sociedade. Por outro lado, os bolsões de
pobreza são formados pela população desassistida do poder público que se
aglomeram numa organização particular, com engenharia peculiar aos que não
possuem espaço para urbanidade, com relações de autonomia quanto ao
comércio local, contudo, de forma precária para vender diversos itens da
necessidade humana. O objetivo deste estudo foi proporcionar visibilidade dos
estabelecimentos comerciais da comunidade do Itararé no Complexo do
Alemão, favela do Rio de Janeiro, visando o desenvolvimento local por
amplitude de vendas e benefícios governamentais. Foi utilizado como
instrumento de aproximação dos 80 comerciantes analisados um questionário
elaborado com o objetivo de registrar o tipo de comércio local. Os resultados
permitiram concluir que existe um comércio com grande possibilidade de
desenvolvimento, no entanto, está invisível à sociedade constituída, perdendo-
se os benefícios para ambos os lados desta atividade econômica. Este
mercado emergente precisa ser mais examinado pelas políticas públicas, pois
representa crescimento para o país, haja vista que 65% da população favelada
faz parte da Classe Média.

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Referências

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Publicado
2020-07-17
Como Citar
Teixeira de Seixas Filho, . J. ., & Carlos Werneck Streva, L. . (2020). FAVELA: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE E DA COMERCIALIZAÇÃO EM TERRITÓRIO NEGLIGÊNCIADO. Revista Prisma, 1(1), 91-105. Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/5
Seção
Estudos