A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO GERANDO QUALIDADE DE VIDA NOS IDOSOS

  • Luiz Felipe de Oliveira Corrêa
  • Rennan Silva de Moraes Souza
  • Andréa Teixeira Vilela
Palavras-chave: Exercício

Resumo

Nas últimas décadas a humanidade vem passando por um grande aumento da expectativade vida e esse fato vem associado a inúmeros desafios, como o da qualidade de vida na terceira idade. O presente trabalho apresenta os impactos no corpo humano, como por exemplo a redução da força muscular, da flexibilidade, da agilidade, da rapidez no raciocínio, da massa óssea e da capacidade motora, decorrentes do aumento da expectativa de vida e pretende analisar como a prática de atividades físicas pode auxiliar na manutenção,  no combate ou ao menos na redução da perda da qualidade de vida dos seres humanos, mas principalmente dos idosos. Assim, gerando novas possibilidades com a atividade física que sugere o tema, onde se acredita nessa premissa que se produz um novo comportamento diante do idoso. Ao final do estudo concluiu-se que a atividade física torna-se fundamental para uma vida saudável, e um envelhecimento de boa qualidade,sugerindo uma perspectiva de longevidade de forma a obter qualidade de vida. Por meio do estudo pode-se analisar também que o exercício físico manipulado de forma correta por um profissional da área de Educação Física, ofertando uma variedade e qualidade, viabilizará benefícios para todos os seres humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CIVINSKI, Cristian; MONTIBELLER, André; OLIVEIRA, André Luiz de. A importância do exercício físico no envelhecimento. Revista da UNIFEBE, [S.l.], v. 1, jul. 2011.
GOMES NETO, Mansueto; CASTRO, Marcelle Fernandes de. Estudo comparativo da independência funcional e qualidade de vida entre idosos ativos e sedentários. Revista Brasileira de Medicina e Esporte, São Paulo , v. 18, n. 4, p. 234-237, 2012.
IZZO et al. A influência dos exercícios resistidos no equilíbrio, mobilidade funcional e na qualidade de vida dos idosos. O mundo da saúde, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 183-191, 2010.
MATSUDO et al. Atividade física e envelhecimento: aspectos epidemiológicos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 17, n. 2, 2003.
NOBREGA et al. Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: atividade física e saúde no idoso. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Niterói , v. 5, n. 6, p. 207-211, 1999.
PINTO, G.; VASCONCELOS; RAPOSO, J. Relação entre exercício físico, depressão, índice e massa corporal. American jornal of preventative medicine. 2009.
SCHNEIDER, Rodolfo Herberto; IRIGARAY, Tatiana Quarti. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos em Psicologia, Campinas, v. 25, n. 4, p. 585-593, 2008.
Publicado
2020-10-21
Como Citar
de Oliveira Corrêa, L. F., Silva de Moraes Souza, R., & Teixeira Vilela, A. (2020). A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO GERANDO QUALIDADE DE VIDA NOS IDOSOS. Revista Prisma, 1(2). Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/19
Seção
Estudos