ALGUMAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • James Madson Mendonça Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Núbia dos Santos Saad Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo analisa como tem sido pensado e desenvolvido o ensino dos saberes matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresenta algumas possibilidades metodológicas para implementar a prática pedagógica visando possibilitar uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James Madson Mendonça, Universidade Federal de Uberlândia

Este artigo analisa como tem sido pensado e desenvolvido o ensino dos saberes matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresenta algumas possibilidades metodológicas para implementar a prática pedagógica visando possibilitar uma aprendizagem significativa. 

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor

Núbia dos Santos Saad, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora

Referências

ANTUNES, C. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre, RS: Editora Artmed, 2001.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. v. 3, Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

CALAZANS, A. M. Matemática na alfabetização. Porto Alegre, RS: Kuarup, 1993.

CARVALHO, D. L. Metodologia do ensino da Matemática. São Paulo, SP: Cortez, 1994.

CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo, SP: Cortez, 2008.

D’AMBROSIO, U. Matemática, ensino e educação: uma proposta global. Temas & Debates. Revista da SBEM, Rio Claro, SP, ano IV, n. 3, p. 1-16, 1991.

D’AMBROSIO U. EtnoMatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo, SP: Ed. Ática, 1998.

D’AMBROSIO U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus Editora, 2009.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

FONSECA, S. Metodologia do ensino da Matemática. Belo Horizonte, MG: Editora Lê, 1997.

FOSSA, J. A. Recursos pedagógicos para o ensino da Matemática a partir das obras de dois matemáticos da antiguidade. In: MENDES, I. A; FOSSA J. A; VALDÉS, J. E. N. A. (Orgs.) História como um Agente de Cognição na Educação Matemática. Porto Alegre, RS: Sulina, p. 137-182, 2006.

GIARDINETTO, J. R. B. Matemática escolar e Matemática da vida cotidiana. Campinas-SP: Ed. Autores Associados, 1999.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 224 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP, 2000.

KISHIMOTO, T. M (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 1999.

LERNER, D. Z. A Matemática na escola: aqui e agora. Tradução de Juan Acunâ Llorens. Porto Alegre, RS: Artmed, 1995.

LIMA, R. N. S. Matemática: contactos matemáticos de primeiro grau. Ações matemáticas que educam. Cuiabá, MS: Ed. UFMT, 1998.

MENDES, I. A. A Investigação histórica como agente da cognição matemática na sala de aula. In: MENDES, I. A; FOSSA J. A; VALDÉS, J. E. N. (Orgs.) A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática, Porto Alegre, RS: Sulina, 2006.

MENDES, I. A. Tendências metodológicas no ensino de Matemática. Belém, PA: EdUFPA, 2008.

MENDES, I. A. Investigação histórica no ensino da Matemática. Rio de Janeiro, RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2009a.

MENDES, A. I. Atividades históricas para o ensino da Trigonometria. In: MIGUEL A. et al. História da Matemática em Atividades Didáticas. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2009b.

MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 1999.

OLIVEIRA, G. S. Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2009.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SADOVSKY, P. Ensino de Matemática hoje: Enfoque, sentido e desafios, São Paulo-SP: Ática, 2007.

SANCHO, J. M; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a Educação. Tradução de Valério Campos, Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática de 1º a 5º ano. v. 1. Porto Alegre: Artmed, 2007.

VALDÉS, J. E. N. A História como elemento unificador na educação matemática. In: MENDES, I. A; FOSSA J. A; VALDÉS, J. E. N. (Orgs.) A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática, Porto Alegre, RS: Sulina, 2006.
Publicado
2021-01-19
Como Citar
Madson Mendonça, J., Saramago de Oliveira, G., Oramisio Santos, A., & dos Santos Saad, N. (2021). ALGUMAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prisma, 1(3). Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/24
Seção
Estudos