ALGUMAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este artigo analisa como tem sido pensado e desenvolvido o ensino dos saberes matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresenta algumas possibilidades metodológicas para implementar a prática pedagógica visando possibilitar uma aprendizagem significativa.
Downloads
Download data is not yet available.
References
ANTUNES, C. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre, RS: Editora Artmed, 2001.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. v. 3, Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
CALAZANS, A. M. Matemática na alfabetização. Porto Alegre, RS: Kuarup, 1993.
CARVALHO, D. L. Metodologia do ensino da Matemática. São Paulo, SP: Cortez, 1994.
CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
D’AMBROSIO, U. Matemática, ensino e educação: uma proposta global. Temas & Debates. Revista da SBEM, Rio Claro, SP, ano IV, n. 3, p. 1-16, 1991.
D’AMBROSIO U. EtnoMatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo, SP: Ed. Ática, 1998.
D’AMBROSIO U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus Editora, 2009.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
FONSECA, S. Metodologia do ensino da Matemática. Belo Horizonte, MG: Editora Lê, 1997.
FOSSA, J. A. Recursos pedagógicos para o ensino da Matemática a partir das obras de dois matemáticos da antiguidade. In: MENDES, I. A; FOSSA J. A; VALDÉS, J. E. N. A. (Orgs.) História como um Agente de Cognição na Educação Matemática. Porto Alegre, RS: Sulina, p. 137-182, 2006.
GIARDINETTO, J. R. B. Matemática escolar e Matemática da vida cotidiana. Campinas-SP: Ed. Autores Associados, 1999.
GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 224 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP, 2000.
KISHIMOTO, T. M (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 1999.
LERNER, D. Z. A Matemática na escola: aqui e agora. Tradução de Juan Acunâ Llorens. Porto Alegre, RS: Artmed, 1995.
LIMA, R. N. S. Matemática: contactos matemáticos de primeiro grau. Ações matemáticas que educam. Cuiabá, MS: Ed. UFMT, 1998.
MENDES, I. A. A Investigação histórica como agente da cognição matemática na sala de aula. In: MENDES, I. A; FOSSA J. A; VALDÉS, J. E. N. (Orgs.) A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática, Porto Alegre, RS: Sulina, 2006.
MENDES, I. A. Tendências metodológicas no ensino de Matemática. Belém, PA: EdUFPA, 2008.
MENDES, I. A. Investigação histórica no ensino da Matemática. Rio de Janeiro, RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2009a.
MENDES, A. I. Atividades históricas para o ensino da Trigonometria. In: MIGUEL A. et al. História da Matemática em Atividades Didáticas. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2009b.
MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 1999.
OLIVEIRA, G. S. Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2009.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SADOVSKY, P. Ensino de Matemática hoje: Enfoque, sentido e desafios, São Paulo-SP: Ática, 2007.
SANCHO, J. M; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a Educação. Tradução de Valério Campos, Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática de 1º a 5º ano. v. 1. Porto Alegre: Artmed, 2007.
VALDÉS, J. E. N. A História como elemento unificador na educação matemática. In: MENDES, I. A; FOSSA J. A; VALDÉS, J. E. N. (Orgs.) A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática, Porto Alegre, RS: Sulina, 2006.
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre, RS: Editora Artmed, 2001.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. v. 3, Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
CALAZANS, A. M. Matemática na alfabetização. Porto Alegre, RS: Kuarup, 1993.
CARVALHO, D. L. Metodologia do ensino da Matemática. São Paulo, SP: Cortez, 1994.
CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
D’AMBROSIO, U. Matemática, ensino e educação: uma proposta global. Temas & Debates. Revista da SBEM, Rio Claro, SP, ano IV, n. 3, p. 1-16, 1991.
D’AMBROSIO U. EtnoMatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo, SP: Ed. Ática, 1998.
D’AMBROSIO U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus Editora, 2009.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
FONSECA, S. Metodologia do ensino da Matemática. Belo Horizonte, MG: Editora Lê, 1997.
FOSSA, J. A. Recursos pedagógicos para o ensino da Matemática a partir das obras de dois matemáticos da antiguidade. In: MENDES, I. A; FOSSA J. A; VALDÉS, J. E. N. A. (Orgs.) História como um Agente de Cognição na Educação Matemática. Porto Alegre, RS: Sulina, p. 137-182, 2006.
GIARDINETTO, J. R. B. Matemática escolar e Matemática da vida cotidiana. Campinas-SP: Ed. Autores Associados, 1999.
GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 224 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP, 2000.
KISHIMOTO, T. M (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 1999.
LERNER, D. Z. A Matemática na escola: aqui e agora. Tradução de Juan Acunâ Llorens. Porto Alegre, RS: Artmed, 1995.
LIMA, R. N. S. Matemática: contactos matemáticos de primeiro grau. Ações matemáticas que educam. Cuiabá, MS: Ed. UFMT, 1998.
MENDES, I. A. A Investigação histórica como agente da cognição matemática na sala de aula. In: MENDES, I. A; FOSSA J. A; VALDÉS, J. E. N. (Orgs.) A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática, Porto Alegre, RS: Sulina, 2006.
MENDES, I. A. Tendências metodológicas no ensino de Matemática. Belém, PA: EdUFPA, 2008.
MENDES, I. A. Investigação histórica no ensino da Matemática. Rio de Janeiro, RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2009a.
MENDES, A. I. Atividades históricas para o ensino da Trigonometria. In: MIGUEL A. et al. História da Matemática em Atividades Didáticas. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2009b.
MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 1999.
OLIVEIRA, G. S. Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2009.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SADOVSKY, P. Ensino de Matemática hoje: Enfoque, sentido e desafios, São Paulo-SP: Ática, 2007.
SANCHO, J. M; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a Educação. Tradução de Valério Campos, Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática de 1º a 5º ano. v. 1. Porto Alegre: Artmed, 2007.
VALDÉS, J. E. N. A História como elemento unificador na educação matemática. In: MENDES, I. A; FOSSA J. A; VALDÉS, J. E. N. (Orgs.) A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática, Porto Alegre, RS: Sulina, 2006.
Published
2021-01-19
How to Cite
Madson Mendonça, J., Saramago de Oliveira, G., Oramisio Santos, A., & dos Santos Saad, N. (2021). ALGUMAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prisma, 1(3). Retrieved from https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/24
Issue
Section
Estudos