COMPARAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE DUAS UNIVERSIDADES SUL AMERICANA

  • Greice Westphal Universidade Estadual de Maringá
  • Regina Alves Thon Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Luiza Costa Borim Universidade Estadual de Maringá
  • Franklin Castillo Retamal Universidad Católica del Maule, Chile
Palavras-chave: Estágio curricular. Educação Física. Formação Profissional. Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Introdução: O estágio curricular supervisionado é um momento e espaço pedagógico no qual os estudantes podem desenvolver as suas ações pedagógicas em situações reais da vida escolar. Objetivo: Comparar as matrizes curriculares do estágio obrigatório de dois cursos de Educação Física em duas universidades particulares de sul américa (Brasil e Chile) e estabelecer uma visão panorâmica sobre o assunto estágio curricular supervisionado na formação de professores de Educação Física a partir da revisão da literatura. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental e foi adotada uma metodologia que têm como objetivo gerar conhecimentos novos e úteis sem imediata aplicação. A seleção da literatura foi feita a partir do primeiro objetivo, que visa entregar um panorama respeito do estágio curricular supervisionado em Educação Física em diferentes realidades, neste caso, entre Brasil e Chile. Resultados: As Instituições de Ensino Superior (IES) estudadas têm relação com o estágio e fornece a oportunidade de desenvolver áreas de aprendizagem que são fundamentais na formação profissional, toda vez que integram diferentes saberes, capacidades e desempenhos que são aplicados em contextos práticos de ação, ou seja, a escola se transforma num contexto de aprendizagem concreto. Conclusão: As propostas curriculares se assemelham no caráter da dinâmica de aprendizagem em relação ao processo tutorial dos estágios, no qual os docentes monitoram as ações e intervenções dos profissionais em formação, além das observações e orientações diretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, A. C. Mercado de trabalho e educação física : aspectos da preparação profissional. Revista de Educação, v. 10, p. 141–149, 2007.
ANVERSA, A. L. B. et al. O Estágio Curricular Em Educação Física – Bacharelado. Kinesis, v. 33, n. 1, 2015.
ATIENZA, R. et al. La Percepción Del Alumnado Universitario De Educación Física Sobre La Evaluación Formativa: Ventajas, Dificultades Y Satisfacción. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 22, n. 4, p. 1033, 2016.
BENITES, L. et al. Qual o papel do professor-colaborador no contexto do estágio curricular supervisionado na Educação Física? Revista Brasileira de Ciência & Movimento, v. 20, n. 4, p. 13–25, 2012.
BISCONSINI, C. R.; FLORES, P. P.; DE OLIVEIRA, A. A. B. Initial training for teaching: The supervised curricular internship in vision of their coordinators. Journal of Physical Education (Maringa), v. 27, n. 1, p. 1–13, 2016.
BISCONSINI, C. R.; OLIVEIRA, A. A. B. DE. O estágio curricular supervisionado na formação inicial para a docência: as significações dos estagiários como atores do processo. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 347, 2016.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação fundamental, p. 96, 1997.
CASTILLO-RETAMAL, F. et al. Competency based physical education teacher training: The case of a Chilean university. Journal of Physical Education (Maringa), v. 30, n. 1, 2019.
CHEPYATOR-THOMSON, J. R.; LIU, W. Pre-service teachers’ reflections on student teaching experiences: Lessons learned and suggestions for reform in PETE programs. Physical Educator, v. 60, n. 2, p. 2–12, 2003.
ENGEL, T.; TOLFO, D. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: [s.n.].
GAETE, M. Evaluación de las prácticas profesionales: el desafío de evaluar procesos. Anales del Congreso Internacional de Evaluación de la Función Docente. Temuco: Universidad de la Frontera, 2003.
JIMÉNEZ, C. et al. Aprender a hacer: la importancia de las prácticas profesionales docentes. Educere, v. 18, n. 61, p. 429–438, 2014.
MORIN, E. La educación, la ciencia y la cultura. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Unesco, p. 72, 1999.
REIMBERG, N.; NEIRA, M. G. O lugar do estágio na formação de professores de Educação Física. In: HIPÓTESE, E. (Ed.). . Formação de professores de educação física em perspectivas: Brasil, Portugal e Espanha. 1a ed. São Paulo: [s.n.]. v. 1p. 20-45 (190).
RUFFINELLI, A.; DE LA HOZ, S.; ÁLVAREZ, C. Practicum tutorials in initial teacher training: conditions, strategies, and effects of reflective practice. Reflective Practice, v. 21, n. 1, p. 54–67, 2020.
SAYAGO Q., Z. Modelos de colaboración entre la universidad y las escuelas básicas: implicaciones en las prácticas profesionales docentes. Educere: Revista Venezolana de Educación, n. 33, p. 303–313, 2006.
SILVA, E.; MENEZES, E. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: [s.n.]. v. 29
SORENSEN, P. Collaboration, dialogue and expansive learning: The use of paired and multiple placements in the school practicum. Teaching and Teacher Education, v. 44, p. 128–137, 2014.
SOUZA DE CARVALHO, R. et al. Percepciones de profesores en formación sobre las prácticas pedagógicas supervisadas de Educación Física. Revista Sportis, v. 6, n. 3, 2020.
TALLAFERRO, G.; DILIA, C. La formación para la práctica reflexiva en las prácticas profesionales docentes. Educere: Revista Venezolana de Educación, n. 33, p. 269–273, 2006.
Publicado
2021-01-22
Como Citar
Greice Westphal, Thon, R. A., Costa Borim, M. L., & Castillo Retamal, F. (2021). COMPARAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE DUAS UNIVERSIDADES SUL AMERICANA. Revista Prisma, 1(3). Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/31
Seção
Estudos