ENTREVISTA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ABORDAGEM QUALITATIVA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

  • Lorrane Stéfane Silva Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.
  • Guilherme Saramago de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.
  • Eliana Helena Corrêa Neves Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.
Palavras-chave: Entrevista, Pesquisa Qualitativa, Pesquisa em Educação

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a entrevista na pesquisa qualitativa, cujo objetivo é apreender como a entrevista pode ser empregada como instrumento de construção de dados na pesquisa em educação de abordagem qualitativa. O mesmo foi construído a partir da revisão de literatura. Através deste pode-se compreender que a pesquisa de abordagem qualitativa permite construir significados e sentidos através da subjetividade dos/as envolvidos/as na pesquisa (pesquisadores/as e participantes) que também está relacionada com o contexto sócio-histórico-cultural em que acontece o fenômeno educativo investigado. A entrevista configura-se importante ferramenta para construir dados na pesquisa qualitativa. Para tanto, o/a pesquisador/a deve agir com ética e garantir uma prévia organização para a entrevista. O/A investigador/a deve também optar por qual tipo de entrevista que ele/a trabalhará para construir os dados, pois há três tipos principais de entrevistas: estruturada, semiestruturada e livre de roteiro.

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Referências

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Publicado
2021-12-25
Como Citar
Stéfane Silva, L., Saramago de Oliveira, G., & Corrêa Neves, E. H. (2021). ENTREVISTA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ABORDAGEM QUALITATIVA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS. Revista Prisma, 2(1), 110-112. Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/46