AULAS PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS EM CIÊNCIAS NATURAIS

POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Nei Gabriel Alonso Rocha
  • Willian Costa de Freitas Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro

Abstract

Com objetivo de investigar possibilidades metodológicas para motivação de alunos do ensino fundamental I na aprendizagem de Ciências Naturais, o presente ensaio realizou a revisão da literatura analisando publicações relacionadas ao tema, em uma perspectiva qualitativa. Como resultado disso, destacou-se importante contemplar: 1) a alfabetização científica como norteador da aprendizagem; 2) a vinculação entre teoria e a prática, a partir da experimentação e da utilização de recursos tecnológicos para promoção da ludicidade; 3) a ruptura com modelos hegemônicos teórico-conteudistas; 4) a ampla participação do aluno no processo do saber científico, de modo que ele vivencie esse processo e interaja com os outros, discuta, reflita, suponha e faça analise sobre o produto gerado, para construir conhecimento e; 5) a melhoria no processo de formação de professores, ampliando-se o contato do graduando com aulas em laboratórios e com aulas alternativas que propiciem vivências em adaptações de recursos materiais e espaciais.  Este estudo concluiu que as aulas de ciências práticas e experimentais são possibilidades metodológicas elementares para o aprendizado e a motivação do aluno do ensino fundamental I visto que nelas, a criança associa o conceito à aplicabilidade, dão significado e estabelecem sentido aos fenômenos naturais, construindo conhecimento pelo seu universo de compreensão.

 

Palavras chave: Inovação do ensino; Metodologia ativa; Ciências Naturais e; Séries iniciais do Ensino Fundamental.

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Published
2020-10-21
How to Cite
Alonso Rocha, N. G., & Costa de Freitas, W. (2020). AULAS PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS EM CIÊNCIAS NATURAIS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Prisma, 1(2). Retrieved from https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/14
Section
Estudos