A FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE EAD ON-LINE

  • Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcia Regina Gonçalves Cardoso Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

Este artigo descreve e analisa as principais ideias sobre a formação de professores e o papel das instituições de ensino na organização estrutural e pedagógica dos cursos de formação de professores para propiciar aos alunos um ambiente educativo que favoreça a aquisição dos saberes e a construção das competências essenciais à formação docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor

Márcia Regina Gonçalves Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora

References

ABRAEAD. Anuário brasileiro estatístico de educação aberta e a distância, 2007. Coordenação: Fábio Sanchez. São Paulo, SP: Instituto Monitor, 2007.

ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. A construção da pedagogia universitária no âmbito da Universidade de São Paulo. In: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores, São Paulo, SP: Cortez, p. 19-43, 2011.

ALONSO, K. M. A Educação a distância em um programa institucional de formação de professores em exercício. In: PRETTI, O. Educação a Distância: construindo significados, Cuiabá, MT: NEAD/IE-UFMT; Brasília, DF: Plano, p. 229-246, 2000.

ALONSO, M.; ALEGRETTI, S. M. M. Introdução à pesquisa na formação de professores a distância. In. VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Educação a Distancia Via Internet, São Paulo, SP: Avercamp, p. 163-174, 2003.

BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa em um paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, p. 67-131, 2000.

BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Revista Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 78, abr. 2002.

BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília, DF: MEC, 2007.

CARDOSO, M. R. G. Docência Universitária: utilizacão das TIC’s no desenvolvimento da prática pedagógica. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2014.

COSTA, C. J. Modelos de educação superior à distância e a implementação da Universidade Aberta do Brasil. Revista brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, SC, v. 15, n. 2, p. 9-16, mai./ago. 2007.

CUNHA, M. I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 32, mai./ago. 2006.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo, SP: Cortez; Brasília, DF: MEC, UNESCO, 2001.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios? Educ. Soc. [online], vol. 29, n. 104, p. 891-917, 2008.

FELDKERCHER, N.; MATHIAS, C. V. Uso das TICs na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educaciónen Tecnología, La plata, p. 84-92, jul. 2011.

FREITAS, H. A. Saberes docentes pedagógicos computacionais e sua elaboração na prática. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2012.

GARCIA, W. E. A regulamentação da educação e distância no contexto educacional brasileiro. In: PRETI, O. (org.). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE-UFMT, Brasília, DF: Plano, p. 79-88, 2000.
GATTI, B. A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Coordenado por Bernadete Angelina Gatti e Elba Siqueira de Sá Barreto. Brasília, DF: UNESCO, 2009.

GIOLO, J. A Educação a distância e a formação de professores. Educação e Sociedade, Campinas, SP, vol. 29, n. 105, p. 1211-1234, set./dez. 2008.

GONÇALVES, M. T. L.; NUNES, J. B. C. Tecnologias de informação e comunicação: limites na formação e prática dos professores. Encontro da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação, 29, 2006, Caxambu, 2006.

GRAVONSKI, I. R. O desafio de formar formadores na e para a Educação tecnológica: o método misto de pesquisa para a análise dos saberes e da aprendizagem docente no contexto das tecnologias de informação e comunicação. 2013. 283 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2013.

HELENE, O. ; MINTO, C. A. Educação a distância? Jornal da USP, São Paulo, SP, ano 24, n. 847, p. 6-12, out. 2008.

HELENE, O. Ensino à distância não é solução, e sim um outro problema a ser superado. 2012. Disponível em: http://www.correiocidadania.com.br/index.php? option=com_content&view=article&id=7 163:manchete220512&catid=34:manchete. Acesso em: 03 jan. 2021.

ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: Docência na Educação Superior: Brasília, 1º e 2 de dezembro de 2005/Organização: Dilvo Ristoff e Palmira Sevegnani. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. XX p. (Coleção Educação Superior em Debate; v. 5).

KALLAJIAN, G. C. Implicações da tecnologia digital no trabalho docente de ensino superior. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Mestrado em Educação, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, 2012.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: Para que? São Paulo, Cortez, 1998.

LITWIN, E. Educação a distância: Temas para debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.

LOBO NETO, F. J. S. Educação a distância: referências e trajetórias. Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, Plano Editora, 2001.

MAIA, C.; J. MATTAR. ABC da EaD: a EaD hoje. São Paulo, SP: Pearson. 2007.

MARTINS, R. E. M. W. Construção dos saberes docentes do professor de Geografia. Mercator - Revista de Geografia da UFC, v. 8, n. 16, p. 167-175, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2009.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo, SP: Thomson Learning, 2007.

MORAES, M. Guia do curso e docência em EaD: programa Aberta-Sul. Florianópolis, SC: UFSC/UFSM, 2007.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e na prática pedagógica. Em aberto, nº 70, ano 16, abr./jun., p. 57-69, 1996.

MORAES, M. C. O perfil do engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais. In: LINSINGEN, I. V. et al. (Orgs.). Formação do Engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões da educação tecnológica. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, p. 53-66, 1999.

NETTO, C. S. B. Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2009.

NEVES, C. A. Educação a distância e a formação de professores. TV Escola. Brasília, DF: MEC, 2005.

OLIVEIRA, E. G. EaD na transição paradigmática. Campinas. SP: Papirus, 2012.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. Coleção Docência em Formação: Ensino Superior. São Paulo, SP: Cortez, 2002.

PUCCI, B. Educação a distância (EAD) virtual e formação de professores no Brasil: considerações sobre as políticas educacionais a partir de 1996. Piracicaba, SP: UNIMEP, 2010.

REIS, S. R.; BATTINI, O. A formação de professores nos cursos de pedagogia presenciais e a distância: algumas reflexões. In: JORGE, W. J.; SILVA, D. (Orgs.). Educação a Distância: novas possibilidades e desafios para o ensino. Maringá, PR: Uniedusul Editora, p. 277-288, 2020.

SALES, V. M. B. Formação e prática de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Fortaleza, CE, 2011.

SANCHO, J. M. (Org.) Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.

SILVA, L. A. Os novos papeis do professor universitário frente as tecnologias da informação e comunicação. 2009. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.

TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Published
2021-01-19
How to Cite
de Fátima Gonçalves Moraes, D., Saramago de Oliveira, G., & Regina Gonçalves Cardoso, M. (2021). A FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE EAD ON-LINE. Revista Prisma, 1(3). Retrieved from https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/23
Section
Estudos