A FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE EAD ON-LINE
Abstract
Este artigo descreve e analisa as principais ideias sobre a formação de professores e o papel das instituições de ensino na organização estrutural e pedagógica dos cursos de formação de professores para propiciar aos alunos um ambiente educativo que favoreça a aquisição dos saberes e a construção das competências essenciais à formação docente.
Downloads
Download data is not yet available.
References
ABRAEAD. Anuário brasileiro estatístico de educação aberta e a distância, 2007. Coordenação: Fábio Sanchez. São Paulo, SP: Instituto Monitor, 2007.
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. A construção da pedagogia universitária no âmbito da Universidade de São Paulo. In: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores, São Paulo, SP: Cortez, p. 19-43, 2011.
ALONSO, K. M. A Educação a distância em um programa institucional de formação de professores em exercício. In: PRETTI, O. Educação a Distância: construindo significados, Cuiabá, MT: NEAD/IE-UFMT; Brasília, DF: Plano, p. 229-246, 2000.
ALONSO, M.; ALEGRETTI, S. M. M. Introdução à pesquisa na formação de professores a distância. In. VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Educação a Distancia Via Internet, São Paulo, SP: Avercamp, p. 163-174, 2003.
BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa em um paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, p. 67-131, 2000.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Revista Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 78, abr. 2002.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília, DF: MEC, 2007.
CARDOSO, M. R. G. Docência Universitária: utilizacão das TIC’s no desenvolvimento da prática pedagógica. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2014.
COSTA, C. J. Modelos de educação superior à distância e a implementação da Universidade Aberta do Brasil. Revista brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, SC, v. 15, n. 2, p. 9-16, mai./ago. 2007.
CUNHA, M. I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 32, mai./ago. 2006.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo, SP: Cortez; Brasília, DF: MEC, UNESCO, 2001.
DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios? Educ. Soc. [online], vol. 29, n. 104, p. 891-917, 2008.
FELDKERCHER, N.; MATHIAS, C. V. Uso das TICs na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educaciónen Tecnología, La plata, p. 84-92, jul. 2011.
FREITAS, H. A. Saberes docentes pedagógicos computacionais e sua elaboração na prática. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2012.
GARCIA, W. E. A regulamentação da educação e distância no contexto educacional brasileiro. In: PRETI, O. (org.). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE-UFMT, Brasília, DF: Plano, p. 79-88, 2000.
GATTI, B. A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Coordenado por Bernadete Angelina Gatti e Elba Siqueira de Sá Barreto. Brasília, DF: UNESCO, 2009.
GIOLO, J. A Educação a distância e a formação de professores. Educação e Sociedade, Campinas, SP, vol. 29, n. 105, p. 1211-1234, set./dez. 2008.
GONÇALVES, M. T. L.; NUNES, J. B. C. Tecnologias de informação e comunicação: limites na formação e prática dos professores. Encontro da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação, 29, 2006, Caxambu, 2006.
GRAVONSKI, I. R. O desafio de formar formadores na e para a Educação tecnológica: o método misto de pesquisa para a análise dos saberes e da aprendizagem docente no contexto das tecnologias de informação e comunicação. 2013. 283 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2013.
HELENE, O. ; MINTO, C. A. Educação a distância? Jornal da USP, São Paulo, SP, ano 24, n. 847, p. 6-12, out. 2008.
HELENE, O. Ensino à distância não é solução, e sim um outro problema a ser superado. 2012. Disponível em: http://www.correiocidadania.com.br/index.php? option=com_content&view=article&id=7 163:manchete220512&catid=34:manchete. Acesso em: 03 jan. 2021.
ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: Docência na Educação Superior: Brasília, 1º e 2 de dezembro de 2005/Organização: Dilvo Ristoff e Palmira Sevegnani. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. XX p. (Coleção Educação Superior em Debate; v. 5).
KALLAJIAN, G. C. Implicações da tecnologia digital no trabalho docente de ensino superior. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Mestrado em Educação, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, 2012.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: Para que? São Paulo, Cortez, 1998.
LITWIN, E. Educação a distância: Temas para debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
LOBO NETO, F. J. S. Educação a distância: referências e trajetórias. Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, Plano Editora, 2001.
MAIA, C.; J. MATTAR. ABC da EaD: a EaD hoje. São Paulo, SP: Pearson. 2007.
MARTINS, R. E. M. W. Construção dos saberes docentes do professor de Geografia. Mercator - Revista de Geografia da UFC, v. 8, n. 16, p. 167-175, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2009.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo, SP: Thomson Learning, 2007.
MORAES, M. Guia do curso e docência em EaD: programa Aberta-Sul. Florianópolis, SC: UFSC/UFSM, 2007.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e na prática pedagógica. Em aberto, nº 70, ano 16, abr./jun., p. 57-69, 1996.
MORAES, M. C. O perfil do engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais. In: LINSINGEN, I. V. et al. (Orgs.). Formação do Engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões da educação tecnológica. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, p. 53-66, 1999.
NETTO, C. S. B. Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2009.
NEVES, C. A. Educação a distância e a formação de professores. TV Escola. Brasília, DF: MEC, 2005.
OLIVEIRA, E. G. EaD na transição paradigmática. Campinas. SP: Papirus, 2012.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. Coleção Docência em Formação: Ensino Superior. São Paulo, SP: Cortez, 2002.
PUCCI, B. Educação a distância (EAD) virtual e formação de professores no Brasil: considerações sobre as políticas educacionais a partir de 1996. Piracicaba, SP: UNIMEP, 2010.
REIS, S. R.; BATTINI, O. A formação de professores nos cursos de pedagogia presenciais e a distância: algumas reflexões. In: JORGE, W. J.; SILVA, D. (Orgs.). Educação a Distância: novas possibilidades e desafios para o ensino. Maringá, PR: Uniedusul Editora, p. 277-288, 2020.
SALES, V. M. B. Formação e prática de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Fortaleza, CE, 2011.
SANCHO, J. M. (Org.) Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.
SILVA, L. A. Os novos papeis do professor universitário frente as tecnologias da informação e comunicação. 2009. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.
TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. A construção da pedagogia universitária no âmbito da Universidade de São Paulo. In: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores, São Paulo, SP: Cortez, p. 19-43, 2011.
ALONSO, K. M. A Educação a distância em um programa institucional de formação de professores em exercício. In: PRETTI, O. Educação a Distância: construindo significados, Cuiabá, MT: NEAD/IE-UFMT; Brasília, DF: Plano, p. 229-246, 2000.
ALONSO, M.; ALEGRETTI, S. M. M. Introdução à pesquisa na formação de professores a distância. In. VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Educação a Distancia Via Internet, São Paulo, SP: Avercamp, p. 163-174, 2003.
BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa em um paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, p. 67-131, 2000.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Revista Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 78, abr. 2002.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília, DF: MEC, 2007.
CARDOSO, M. R. G. Docência Universitária: utilizacão das TIC’s no desenvolvimento da prática pedagógica. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2014.
COSTA, C. J. Modelos de educação superior à distância e a implementação da Universidade Aberta do Brasil. Revista brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, SC, v. 15, n. 2, p. 9-16, mai./ago. 2007.
CUNHA, M. I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 32, mai./ago. 2006.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo, SP: Cortez; Brasília, DF: MEC, UNESCO, 2001.
DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios? Educ. Soc. [online], vol. 29, n. 104, p. 891-917, 2008.
FELDKERCHER, N.; MATHIAS, C. V. Uso das TICs na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educaciónen Tecnología, La plata, p. 84-92, jul. 2011.
FREITAS, H. A. Saberes docentes pedagógicos computacionais e sua elaboração na prática. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2012.
GARCIA, W. E. A regulamentação da educação e distância no contexto educacional brasileiro. In: PRETI, O. (org.). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE-UFMT, Brasília, DF: Plano, p. 79-88, 2000.
GATTI, B. A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Coordenado por Bernadete Angelina Gatti e Elba Siqueira de Sá Barreto. Brasília, DF: UNESCO, 2009.
GIOLO, J. A Educação a distância e a formação de professores. Educação e Sociedade, Campinas, SP, vol. 29, n. 105, p. 1211-1234, set./dez. 2008.
GONÇALVES, M. T. L.; NUNES, J. B. C. Tecnologias de informação e comunicação: limites na formação e prática dos professores. Encontro da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação, 29, 2006, Caxambu, 2006.
GRAVONSKI, I. R. O desafio de formar formadores na e para a Educação tecnológica: o método misto de pesquisa para a análise dos saberes e da aprendizagem docente no contexto das tecnologias de informação e comunicação. 2013. 283 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2013.
HELENE, O. ; MINTO, C. A. Educação a distância? Jornal da USP, São Paulo, SP, ano 24, n. 847, p. 6-12, out. 2008.
HELENE, O. Ensino à distância não é solução, e sim um outro problema a ser superado. 2012. Disponível em: http://www.correiocidadania.com.br/index.php? option=com_content&view=article&id=7 163:manchete220512&catid=34:manchete. Acesso em: 03 jan. 2021.
ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: Docência na Educação Superior: Brasília, 1º e 2 de dezembro de 2005/Organização: Dilvo Ristoff e Palmira Sevegnani. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. XX p. (Coleção Educação Superior em Debate; v. 5).
KALLAJIAN, G. C. Implicações da tecnologia digital no trabalho docente de ensino superior. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Mestrado em Educação, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, 2012.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: Para que? São Paulo, Cortez, 1998.
LITWIN, E. Educação a distância: Temas para debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
LOBO NETO, F. J. S. Educação a distância: referências e trajetórias. Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, Plano Editora, 2001.
MAIA, C.; J. MATTAR. ABC da EaD: a EaD hoje. São Paulo, SP: Pearson. 2007.
MARTINS, R. E. M. W. Construção dos saberes docentes do professor de Geografia. Mercator - Revista de Geografia da UFC, v. 8, n. 16, p. 167-175, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2009.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo, SP: Thomson Learning, 2007.
MORAES, M. Guia do curso e docência em EaD: programa Aberta-Sul. Florianópolis, SC: UFSC/UFSM, 2007.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e na prática pedagógica. Em aberto, nº 70, ano 16, abr./jun., p. 57-69, 1996.
MORAES, M. C. O perfil do engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais. In: LINSINGEN, I. V. et al. (Orgs.). Formação do Engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões da educação tecnológica. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, p. 53-66, 1999.
NETTO, C. S. B. Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2009.
NEVES, C. A. Educação a distância e a formação de professores. TV Escola. Brasília, DF: MEC, 2005.
OLIVEIRA, E. G. EaD na transição paradigmática. Campinas. SP: Papirus, 2012.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. Coleção Docência em Formação: Ensino Superior. São Paulo, SP: Cortez, 2002.
PUCCI, B. Educação a distância (EAD) virtual e formação de professores no Brasil: considerações sobre as políticas educacionais a partir de 1996. Piracicaba, SP: UNIMEP, 2010.
REIS, S. R.; BATTINI, O. A formação de professores nos cursos de pedagogia presenciais e a distância: algumas reflexões. In: JORGE, W. J.; SILVA, D. (Orgs.). Educação a Distância: novas possibilidades e desafios para o ensino. Maringá, PR: Uniedusul Editora, p. 277-288, 2020.
SALES, V. M. B. Formação e prática de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Fortaleza, CE, 2011.
SANCHO, J. M. (Org.) Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.
SILVA, L. A. Os novos papeis do professor universitário frente as tecnologias da informação e comunicação. 2009. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.
TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Published
2021-01-19
How to Cite
de Fátima Gonçalves Moraes, D., Saramago de Oliveira, G., & Regina Gonçalves Cardoso, M. (2021). A FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE EAD ON-LINE. Revista Prisma, 1(3). Retrieved from https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/23
Issue
Section
Estudos