A FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Ivanilda dos Reis Almeida Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

Este artigo apresenta as principais ideias sobre a formação teórica e prática do docente que atua nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Inicialmente aborda questões sobre a organização e funcionamento do Ensino Fundamental, para posteriormente descrever e analisar os fundamentos didáticos e metodológicos que norteiam a preparação profissional do professor para o exercício do magistério nos anos iniciais.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BLANCO, M. M. G. A formação inicial de professores de Matemática: fundamentos para a definição de um curriculum. In: FIORENTINI, D. Formação de Professores de Matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 51-86, 2003.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer CNE/CP Nº 009, de 8 de maio de 2001. Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2001a.

BRASIL. Lei nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2001b.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, Curso de Licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: MEC/CNE, 2002.

BRASIL. Lei nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2006a.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Brasília, DF: MEC/CNE, 2006b.

BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Brasília, DF: Presidência da República, 2007a.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Censo da educação básica, 2006. Resumo técnico. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007b.

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 5, de 17 de Dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/CNE, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos. Brasília, DF: MEC/CNE, 2010.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2014.

BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de Setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - Exposição de Motivos. Brasília, DF: MEC, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2017a.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Censo da educação básica, 2016. Resumo técnico. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017b.

BRITO, V. M.; SENNA, E. Ensino Fundamental no Brasil: avanços, exigências e desafios. Série-Estudos, Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n. 28, p. 89-103, jul./dez. 2009.

CURY, C. R. J. Educação Básica como Direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, mai./ago. 2008.

DANTAS, A. G.; MACIEL D. M. M. A. Ensino Fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso. Educação e Sociedade. Campinas, SP, v. 31, n. 110, p. 157-175, jan.-mar. 2010.

DURLI, Z.; SCHNEIDER, M. P. O Ensino Fundamental de nove anos: desafios à formação de professores. Retratos da Escola. Dossiê, v. 4, n. 7, jul./dez. 2010.
FREITAS, K. O.; BARIN, C. S. Formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: potencialidades e desafios do uso pedagógico das TIC. CINTED, Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 2, dez. 2014.

INFORSATO, E. C. Didática geral. Visão Geral da Disciplina. Caderno de Formação de Professores. UNESP. Araraquara, SP, 2011.

KRAMER, S.. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Educação e Sociedade. Campinas, SP v. 27, n. 96, Especial, p. 797-818, out. 2006.

LELIS, I. Profissão docente: uma rede de histórias. Revista Brasileira de Educação, n. 17, p. 40-50, mai.-ago. 2001.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem: processos de investigação e formação. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2002.

NISS, M. O projeto dinamarquês KOM e suas relações com a formação de professores. In: BORBA, M. C. (org.). Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, p. 115-124, 2006.

NÓVOA, A. Do mestre-escola ao professor do ensino primário. Subsídios para a história da profissão docente em Portugal (séculos XVI-XX). Lisboa, Portugal: ISEF, 1986.

NÓVOA, A. Relação escola-sociedade: novas respostas para um velho problema. In: SABINO, R. et al. Formação de Professores. São Paulo, SP: UNESP, 1998.

NÓVOA, A. Profissão professor. Lisboa, Portugal: Porto, 1999.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1993.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999.

PERRENOUD, P. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009.

RIBEIRO, M. J. B.; PONTE, J. P. A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de matemática. Revista Quadrante, n. 9, v. 2, p. 3-26, 2000.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1992.

TAKAHASHI, T. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

VEIGA, I. P. Avanços e equívocos na profissionalização do magistério e a nova LDB. In: VEIGA, I. P. (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998.

VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Formação e trabalho Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2002.
Published
2021-01-19
How to Cite
dos Reis Almeida, I., Saramago de Oliveira, G., & Oramisio Santos, A. (2021). A FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prisma, 1(3). Retrieved from https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/29
Section
Estudos