BREVES CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A PESQUISA-AÇÃO
Abstract
Este artigo apresenta as concepções, objetivos, metodologias e técnicas da pesquisa-ação enquanto apêndice das pesquisas qualitativas de cunho social. De maneira sucinta reflete a relevância da pesquisa-ação na área educacional de modo a oportunizar investigações que entrelacem: o pesquisador, os sujeitos pesquisados e a realidade na busca de compreender/solucionar problemas que emergem do contexto educacional.
Downloads
Download data is not yet available.
References
BARBIER, R. A Pesquisa-ação. Brasília, DF: Plano, 2002.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Editora Atlas, 1987.
LONGAREZI, A. M.; SILVA, J. L. A dimensão política da pesquisa-formação: enfoque para algumas pesquisas em educação. In: SILVA, L. C.; MIRANDA, M. I. (Orgs.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia, MG: EDUFU, 2012.
MINAYO, M. C. S. et al. Avaliação por triangulação de Métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz, 2005.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2009.
MIRANDA, M. I. Pesquisa-ação escolar: uma alternativa de enfrentamento aos desafios educacionais. In: SILVA, L. C.; MIRANDA, M. I. (Orgs.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia, MG: EDUFU, 2012.
MIRANDA, M. G.; RESENDE, A. C. A. Sobre a Pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 33, p.511-518, set./dez. 2006.
MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo, SP: Pioneira Thomson, 2002.
MUNIZ, L. S. Aprendizagem criativa da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade da criança. 2015. 314 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2015.
SILVA, L. C. Pesquisa-ação: interfaces com a prática de ensino e o estágio supervisionado. In: SILVA, L. C.; MIRANDA, M. I. (Orgs.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia, MG: EDUFU, 2012.
TACCA, M. C. V. R. (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Alínea, 2006.
TANAJURA, L. L. C.; BEZERRA, A. A. C. Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, SP, v. 07, n. 13, p.10-23, jan.-jun. 2015.
TEIXEIRA, G. F. M. A Pesquisa-ação como estratégia de formação e de desenvolvimento profissional de docentes universitários. In: SILVA, L. C.; MIRANDA, M. I. (Orgs.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia, MG: EDUFU, 2012.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas, 1987.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo, SP: Cortez, Autores Associados, 1986.
WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2001.
ZABALZA, M. Á. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Editora Atlas, 1987.
LONGAREZI, A. M.; SILVA, J. L. A dimensão política da pesquisa-formação: enfoque para algumas pesquisas em educação. In: SILVA, L. C.; MIRANDA, M. I. (Orgs.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia, MG: EDUFU, 2012.
MINAYO, M. C. S. et al. Avaliação por triangulação de Métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz, 2005.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2009.
MIRANDA, M. I. Pesquisa-ação escolar: uma alternativa de enfrentamento aos desafios educacionais. In: SILVA, L. C.; MIRANDA, M. I. (Orgs.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia, MG: EDUFU, 2012.
MIRANDA, M. G.; RESENDE, A. C. A. Sobre a Pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 33, p.511-518, set./dez. 2006.
MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo, SP: Pioneira Thomson, 2002.
MUNIZ, L. S. Aprendizagem criativa da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade da criança. 2015. 314 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2015.
SILVA, L. C. Pesquisa-ação: interfaces com a prática de ensino e o estágio supervisionado. In: SILVA, L. C.; MIRANDA, M. I. (Orgs.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia, MG: EDUFU, 2012.
TACCA, M. C. V. R. (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Alínea, 2006.
TANAJURA, L. L. C.; BEZERRA, A. A. C. Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, SP, v. 07, n. 13, p.10-23, jan.-jun. 2015.
TEIXEIRA, G. F. M. A Pesquisa-ação como estratégia de formação e de desenvolvimento profissional de docentes universitários. In: SILVA, L. C.; MIRANDA, M. I. (Orgs.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia, MG: EDUFU, 2012.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas, 1987.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo, SP: Cortez, Autores Associados, 1986.
WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2001.
ZABALZA, M. Á. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
Published
2021-12-25
How to Cite
Ortiz de Camargo, C. C., Saramago de Oliveira, G., & Fernanda Francisco Batista, H. (2021). BREVES CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A PESQUISA-AÇÃO. Revista Prisma, 2(1), 140-153. Retrieved from https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/48