AS PESQUISAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS NA EDUCAÇÃO

  • Tatiane Daby de Fatima Faria Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.
  • Guilherme Saramago de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.
  • Josely Alves dos Santos Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.

Abstract

Este artigo realiza importantes reflexões sobre as principais ideias que norteiam as pesquisas de natureza qualitativa e quantitativa. Apresenta, descreve e analisa os conceitos, as definições, os instrumentos de pesquisa e os processos de desenvolvimento de cada uma delas. Debate também, algumas questões teóricas vinculadas as pesquisas denominadas de Quali-Quantitativas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRANDÃO, Z. A dialética macro/micro na sociologia da educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, SP, n. 113, p. 153-165, jul. 2001.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. Metodologia científica. São Paulo, SP: Prentice Hall, 2004.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre, RS: Penso, 2014.

DEMO, P. Desafios modernos da educação. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

FLICK, U. Uma introdução a pesquisa qualitativa. Porto Alegre, RS: Bookman, 2004.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan, 2004.

GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Atlas. 1999.

KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba, PR: Intersaberes, 2014.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, SP: Atlas, 2003.

MAYRING, Ph. Einführung in die qualitative Sozialforschung [Introdução à pesquisa social qualitativa]. Weinheim, DE: Beltz, 2002.

MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. São Francisco, CA: Jossey-Bass, 1998.

MINAYO, M. C. O desafio da pesquisa social. In: Minayo, M. C. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2009.

NETO, J. H. C; CASTRO, A. E. Pesquisa em educação: discussões iniciais para a construção de uma investigação científica. Cadernos da Fucamp. Monte Carmelo, MG, v. 16, n. 27, p. 80-88, 2017.

OLIVEIRA, G. S.; CUNHA, A. M. O.; CORDEIRO, E. M.; SAAD, N. S. Grupo Focal: uma técnica de coleta de dados numa investigação qualitativa? In: Cadernos da Fucamp, UNIFUCAMP, v.19, n.41, p.1-13, Monte Carmelo, MG, 2020.

SILVA, D.; SIMON, F. O. Abordagem quantitativa de análise de dados de pesquisa: construção e validação de escala de atitude. Cadernos da CERU. São Paulo, SP, v. 16, n. 2, p. 11-26, 2005.

TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da pesquisa científica. Curitiba, PR: IESDE, 2007.

TRIVIÑOS, A. N. S. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo, SP: Atlas, 1987. p. 30-79.
Published
2021-12-25
How to Cite
Faria Rodrigues, T. D. de F. ., Saramago de Oliveira, G., & Alves dos Santos, J. (2021). AS PESQUISAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS NA EDUCAÇÃO. Revista Prisma, 2(1), 154-174. Retrieved from https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49