EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA
Abstract
..
Downloads
Download data is not yet available.
References
ADDOR, Felipe. TEORIA DEMOCRÁTICA E PODER POPULAR NA AMÉRICA
LATINA contribuições a partir das experiências de Cotacachi/Equador e
Torres/Venezuela. 2012. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANASTASIA, Fátima; NUNES, Felipe. A reforma da representação. Reforma Política no
Brasil, v. 1, 2006.
ARAUJO, Maria Paula; SANTOS, Desirree dos Reis; SILVA, Izabel Pimentel da. (Org).
Ditadura militar e democracia no Brasil: história, imagem e testemunho. 1.ed. Rio de
Janeiro: Ponteio, 2013.
AZEVEDO, Ângela Celeste Barreto de. História da Educação Física no Brasil: Currículo
e Formação Superior. Campo Grande: UFMS, 2013.
_______. Fundamentos da Teoria Curricular para (Re)Formulação de Projetos
Pedagógicos em Educação Física. Campo Grande: UFMS, 2016.
BRACHT, Valter. Esporte de Rendimento na Escola. In: STIGGER, Marcos Paulo;
LOVISOLO, Hugo. Esporte de Rendimento e Esporte na Escola. 1 ed. São Paulo: Autores
Associados, 2009, p. 11-26.
CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a Educação Física na Escola e a Educação Física
da Escola. 3 ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2007.
CAPELA, Paulo Ricardo de Canto. “Quais as relações da Educação Física com os
Movimentos Sociais?”. Revista Motrivivência, Santa Catarina, ano XI, n.14, p.137-145,
Maio/2000.
CARVALHO, Denise Gomide. “Educação Física e movimentos sociais: uma relação
possível?”. Revista Motrivivência, Santa Catarina, ano XI, n.14, p. 147-156, Maio 2000.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. Cortez: São
Paulo, 1992.
DAHL, Robert A. A democracia e seus críticos. Trad. Patrícia de Freitas Ribeiro. - São
Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
EUSSE, Karen Lorena Gil; ALMEIDA, Felipe Quintão; BRACHT, Valter. Cultura Corporal
e Expresiones Motrices: sobre a Educação Física no Brasil e na Colômbia. Movimento
OnLine, Abr-Jun, 2017.
FINOCCHIO, José Luiz. A inserção da Educação Física/Gymnastica no Ensino
Secundário – Imperial Collegio de Pedro II (1837-1889). p.69. Tese - Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Humanas e Sociais/Campo Grande.
GOZZI, Ricardo; OLIVEIRA, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de. Democracia
Corintiana: a utopia em jogo. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
KUNZ, Elenor. Esporte: Uma Abordagem com a Fenomenologia. In: STIGGER, Marcos
Paulo; LOVISOLO, Hugo. Esporte de Rendimento e Esporte na Escola. 1 ed. São Paulo:
Autores Associados, 2009, p. 27-48.
KUNZ, Elenor. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. 7 ed. Ijuí: Editora Unijuí,
2006.
LIMA, Francis Madlener de; DINIS, Nilson Fernandes. Corpo e gênero nas práticas escolares
de Educação Física. Currículo sem Fronteiras, v.7, n.1, p.243-252, Jan/Jun 2007.MACEDO
2008
MACEDO, Paulo Sérgio Novais de. Democracia participativa na constituição
brasileira. Id/496910, 2008.
MALINA, André; AZEVEDO, Ângela Celeste Barreto de. História da Perspectiva
Sociocultural da Educação Física nos anos 1980 como Fundamento Crítico para a Educação
Física Escolar: o tecnicismo na berlinda. In: TELLES, Silvio; TRIANI, Felipe. Educação
Física Escolar: múltiplos olhares. 1. Ed. Rio de Janeiro: Autobiografia, 2017, p. 28-50.
MARINHO, Vitor. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 2011,
MARINHO; Vitor. O Esporte pode tudo. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINS, Mariana Zuaneti; REIS, Heloisa Helena Baldy dos. Cidadania e direitos dos
jogadores de futebol na Democracia Corintiana. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo)
2014 Jul-Set; 28(3):429-40.
NUNES, Francisco José. Futebol, religião e política entram em campo. Revista do Núcleo de
Estudos de Religião e Sociedade (NURES). ISSN 1981-156X, n. 02, 2006.
RIBEIRO, Marlene. Movimento Camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia,
emancipação: princípios/fins da formação humana. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
ROCHA, Max Filipe Nigro. Em busca do feitiço perdido: a revista Placar entre a Seleção
Brasileira de 1982, a Revolução São-Paulina e a Democracia Corintiana (1979-1984).
Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa; AVRITZER, Leonardo. Introdução: para ampliar o cânone
democrático”. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.): Democratizar a democracia. Os
caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
LATINA contribuições a partir das experiências de Cotacachi/Equador e
Torres/Venezuela. 2012. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANASTASIA, Fátima; NUNES, Felipe. A reforma da representação. Reforma Política no
Brasil, v. 1, 2006.
ARAUJO, Maria Paula; SANTOS, Desirree dos Reis; SILVA, Izabel Pimentel da. (Org).
Ditadura militar e democracia no Brasil: história, imagem e testemunho. 1.ed. Rio de
Janeiro: Ponteio, 2013.
AZEVEDO, Ângela Celeste Barreto de. História da Educação Física no Brasil: Currículo
e Formação Superior. Campo Grande: UFMS, 2013.
_______. Fundamentos da Teoria Curricular para (Re)Formulação de Projetos
Pedagógicos em Educação Física. Campo Grande: UFMS, 2016.
BRACHT, Valter. Esporte de Rendimento na Escola. In: STIGGER, Marcos Paulo;
LOVISOLO, Hugo. Esporte de Rendimento e Esporte na Escola. 1 ed. São Paulo: Autores
Associados, 2009, p. 11-26.
CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a Educação Física na Escola e a Educação Física
da Escola. 3 ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2007.
CAPELA, Paulo Ricardo de Canto. “Quais as relações da Educação Física com os
Movimentos Sociais?”. Revista Motrivivência, Santa Catarina, ano XI, n.14, p.137-145,
Maio/2000.
CARVALHO, Denise Gomide. “Educação Física e movimentos sociais: uma relação
possível?”. Revista Motrivivência, Santa Catarina, ano XI, n.14, p. 147-156, Maio 2000.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. Cortez: São
Paulo, 1992.
DAHL, Robert A. A democracia e seus críticos. Trad. Patrícia de Freitas Ribeiro. - São
Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
EUSSE, Karen Lorena Gil; ALMEIDA, Felipe Quintão; BRACHT, Valter. Cultura Corporal
e Expresiones Motrices: sobre a Educação Física no Brasil e na Colômbia. Movimento
OnLine, Abr-Jun, 2017.
FINOCCHIO, José Luiz. A inserção da Educação Física/Gymnastica no Ensino
Secundário – Imperial Collegio de Pedro II (1837-1889). p.69. Tese - Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Humanas e Sociais/Campo Grande.
GOZZI, Ricardo; OLIVEIRA, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de. Democracia
Corintiana: a utopia em jogo. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
KUNZ, Elenor. Esporte: Uma Abordagem com a Fenomenologia. In: STIGGER, Marcos
Paulo; LOVISOLO, Hugo. Esporte de Rendimento e Esporte na Escola. 1 ed. São Paulo:
Autores Associados, 2009, p. 27-48.
KUNZ, Elenor. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. 7 ed. Ijuí: Editora Unijuí,
2006.
LIMA, Francis Madlener de; DINIS, Nilson Fernandes. Corpo e gênero nas práticas escolares
de Educação Física. Currículo sem Fronteiras, v.7, n.1, p.243-252, Jan/Jun 2007.MACEDO
2008
MACEDO, Paulo Sérgio Novais de. Democracia participativa na constituição
brasileira. Id/496910, 2008.
MALINA, André; AZEVEDO, Ângela Celeste Barreto de. História da Perspectiva
Sociocultural da Educação Física nos anos 1980 como Fundamento Crítico para a Educação
Física Escolar: o tecnicismo na berlinda. In: TELLES, Silvio; TRIANI, Felipe. Educação
Física Escolar: múltiplos olhares. 1. Ed. Rio de Janeiro: Autobiografia, 2017, p. 28-50.
MARINHO, Vitor. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 2011,
MARINHO; Vitor. O Esporte pode tudo. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINS, Mariana Zuaneti; REIS, Heloisa Helena Baldy dos. Cidadania e direitos dos
jogadores de futebol na Democracia Corintiana. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo)
2014 Jul-Set; 28(3):429-40.
NUNES, Francisco José. Futebol, religião e política entram em campo. Revista do Núcleo de
Estudos de Religião e Sociedade (NURES). ISSN 1981-156X, n. 02, 2006.
RIBEIRO, Marlene. Movimento Camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia,
emancipação: princípios/fins da formação humana. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
ROCHA, Max Filipe Nigro. Em busca do feitiço perdido: a revista Placar entre a Seleção
Brasileira de 1982, a Revolução São-Paulina e a Democracia Corintiana (1979-1984).
Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa; AVRITZER, Leonardo. Introdução: para ampliar o cânone
democrático”. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.): Democratizar a democracia. Os
caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
Published
2020-07-18
How to Cite
Arnaldo Ortiz, C. ., Ramyssés Vieira Dias, L. ., Quaresma Costa, T. ., Celeste Barreto de Azevedo, Ângela ., & Malina, A. (2020). EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA. Revista Prisma, 1(1), 41-59. Retrieved from https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/8
Issue
Section
Estudos