DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Prática Pedagógica
Resumo
Este artigo descreve e analisa as principais ideias inerentes ao desenvolvimento da prática pedagógica no ensino dos saberes matemáticos na Educação Infantil e as principais funções e atribuições que os docentes devem assumir para que os estudantes tenham a oportunidade da aquisição de aprendizagens significativas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ABERKANE, F. C.; BERDONNEAU, C. O. O ensino da Matemática na educação infantil. Porto Alegre, RS: Artmed, 1997.
ANDRADE, M. A. S. G. Aprender Matemática na educação infantil. In: ALBUQUERQUE, A. (Org.). Formação continuada de professores da educação infantil. Fortaleza: Imeph, p. 7-30, 2002.
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das inteligências múltiplas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
BAÚ, J. Educação especial e a capacitação do professor para o ensino. Curitiba, PR: Juruá, 2009.
BOMTEMPO, L.; VIANNA, Z. O construtivismo com sucesso na sala de aula. Contagem, MG: Oficina Editorial, 2003.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
CÓRIA-SABINNI, M. A.; LUCENA, R. F. Jogos e brincadeiras na educação infantil. São Paulo, SP: Papirus, 2004.
CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. P. S. (Orgs.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise do conhecimento para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Educação Matemática, Pontifícia Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, SP, 2004.
DELVAL, J. Aprender na vida e aprender na escola. Tradução de Jussara Rodrigues. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetike, Campinas, SP, Universidade de Campinas, v. 3, n. 4, p. 1-38, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro, RJ: Paz e terra, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2011.
GOMES, M. G. Obstáculos epistemológicos, obstáculos didáticos e o conhecimento matemático nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Contrapontos, Itajaí, SC, ano 2, n. 6, p. 363-376, 2002.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.
KAMII, C.; DEVRIES, R. Jogos em grupos na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. São Paulo, SP: Cortez, 1996.
LOPES, M. et al. Inclusão e biopolítica. Cadernos IHU Ideias, UNISINOS, São Leopoldo, RS, ano 8, n. 144, 2010.
LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
MOURA, M. O. Matemática na infância. Portugal: Gailivro, 2007.
NACARATO, A. M. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2009.
NÓVOA, A. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In: Congresso Nacional de Formação Contínua de Professores: Realidades e Perspectivas, 1., 1991, Aveiro. Anais... Aveiro: Universidade de Aveiro, p. 15-38, 1991.
OLIVEIRA, G. S. (Org.), Metodologia do ensino de Matemática na educação Infantil. Uberlândia, MG: FUCAMP, 2017.
PEREIRA, M. S. Desenvolvimento lógico-matemático na educação infantil de criança de 4 anos. 2016. 52 f. Monografia (Especialização em Docência na Educação Infantil) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2016.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1985.
PIROLA, N. A.; MARIANI, J. M. A educação infantil e a Matemática: uma análise do Referencial Curricular Nacional. In: MORAES, M. S. S.; PIROLA, N. A. (Org.). Matemática e Educação Infantil. Bauru, SP: FC/CECEMCA: Brasília, DF/SEF, 2005. p. 17-40.
RAMOS, R. L. Um estudo sobre o brincar infantil na formação de professores de crianças de 0 a 6 anos. Salvador, BA: UFBA, 2008.
SCHLIEMANN, A. L. D. Na vida dez, na escola zero. São Paulo, SP: Cortez, 1995.
SILVA, C. M. S. S.; FILHO, M. G. S. Matemática: resolução de problemas. Brasília, DF: Liber Livro, 2011.
SILVA, I. B. G. Formação de conceitos matemáticos na educação infantil na perspectiva histórico-cultural. 2010. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, 2010.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
SOLIMÃO, M. O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo. 2011. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização no Ensino de Ciências, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, PR, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TEBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo, SP: Senac São Paulo, 2011.
WADSROWTH. B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. Tradução de Esmeria Rovai. São Paulo, SP: Thompson Pioneira, 2003.
WINNICOTT, D. W. Pensando sobre crianças. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
ANDRADE, M. A. S. G. Aprender Matemática na educação infantil. In: ALBUQUERQUE, A. (Org.). Formação continuada de professores da educação infantil. Fortaleza: Imeph, p. 7-30, 2002.
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das inteligências múltiplas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
BAÚ, J. Educação especial e a capacitação do professor para o ensino. Curitiba, PR: Juruá, 2009.
BOMTEMPO, L.; VIANNA, Z. O construtivismo com sucesso na sala de aula. Contagem, MG: Oficina Editorial, 2003.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
CÓRIA-SABINNI, M. A.; LUCENA, R. F. Jogos e brincadeiras na educação infantil. São Paulo, SP: Papirus, 2004.
CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. P. S. (Orgs.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise do conhecimento para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Educação Matemática, Pontifícia Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, SP, 2004.
DELVAL, J. Aprender na vida e aprender na escola. Tradução de Jussara Rodrigues. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetike, Campinas, SP, Universidade de Campinas, v. 3, n. 4, p. 1-38, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro, RJ: Paz e terra, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2011.
GOMES, M. G. Obstáculos epistemológicos, obstáculos didáticos e o conhecimento matemático nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Contrapontos, Itajaí, SC, ano 2, n. 6, p. 363-376, 2002.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.
KAMII, C.; DEVRIES, R. Jogos em grupos na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. São Paulo, SP: Cortez, 1996.
LOPES, M. et al. Inclusão e biopolítica. Cadernos IHU Ideias, UNISINOS, São Leopoldo, RS, ano 8, n. 144, 2010.
LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
MOURA, M. O. Matemática na infância. Portugal: Gailivro, 2007.
NACARATO, A. M. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2009.
NÓVOA, A. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In: Congresso Nacional de Formação Contínua de Professores: Realidades e Perspectivas, 1., 1991, Aveiro. Anais... Aveiro: Universidade de Aveiro, p. 15-38, 1991.
OLIVEIRA, G. S. (Org.), Metodologia do ensino de Matemática na educação Infantil. Uberlândia, MG: FUCAMP, 2017.
PEREIRA, M. S. Desenvolvimento lógico-matemático na educação infantil de criança de 4 anos. 2016. 52 f. Monografia (Especialização em Docência na Educação Infantil) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2016.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1985.
PIROLA, N. A.; MARIANI, J. M. A educação infantil e a Matemática: uma análise do Referencial Curricular Nacional. In: MORAES, M. S. S.; PIROLA, N. A. (Org.). Matemática e Educação Infantil. Bauru, SP: FC/CECEMCA: Brasília, DF/SEF, 2005. p. 17-40.
RAMOS, R. L. Um estudo sobre o brincar infantil na formação de professores de crianças de 0 a 6 anos. Salvador, BA: UFBA, 2008.
SCHLIEMANN, A. L. D. Na vida dez, na escola zero. São Paulo, SP: Cortez, 1995.
SILVA, C. M. S. S.; FILHO, M. G. S. Matemática: resolução de problemas. Brasília, DF: Liber Livro, 2011.
SILVA, I. B. G. Formação de conceitos matemáticos na educação infantil na perspectiva histórico-cultural. 2010. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, 2010.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
SOLIMÃO, M. O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo. 2011. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização no Ensino de Ciências, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, PR, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TEBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo, SP: Senac São Paulo, 2011.
WADSROWTH. B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. Tradução de Esmeria Rovai. São Paulo, SP: Thompson Pioneira, 2003.
WINNICOTT, D. W. Pensando sobre crianças. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Publicado
2021-01-19
Como Citar
Daby de Fátima Faria Borges, T., Saramago de Oliveira, G., Rosa Alves Borges, J., & dos Santos Saad, N. (2021). DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Revista Prisma, 1(3). Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/25
Edição
Seção
Estudos