ANÁLISE DE CONTEÚDO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS
Palavras-chave:
Análise do Conteúdo, Pesquisas Qualitativas, Softwares na Pesquisa
Resumo
Este artigo é decorrente dos resultados de uma pesquisa bibliográfica que buscou estudar a Análise de Conteúdo enquanto uma metodologia de investigação científica de natureza qualitativa. O texto apresenta as principais ideias relacionadas a essa perspectiva metodológica. Analisa e descreve conceitos, definições, critérios de organização e a importância do uso das novas tecnologias para a coleta e tratamento dos dados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ANA, W. P. S.; LEMOS, G. C. METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 12, p. 531-541, 2018.
ANG, C. K.; EMBI, M. A.; YUNUS, M. M. Enhancing the quality of the findings of a longitudinal case study: Reviewing trustworthiness via ATLAS. ti. The Qualitative Report, v. 21, n. 10, p. 1855-1867, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.
CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2007.
DESLANDES; S. F.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. S. (Orgs.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Brasília, DF: Liber Livro Editora, 2008.
FREITAS, H. M. R.; CUNHA JUNIOR, M. V. M.; MOSCAROLA, J. Aplicação de sistema de software para auxílio na análise de conteúdo. Revista de Administração da USP, v. 3, n. 32, p. 97-109, 1997.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos (Coleção pesquisa qualitativa). Porto Alegre, RS: Editora Bookman, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2017.
LARA, Â. M. B.; MOLINA, A. A. Pesquisa Qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias. In: TOLEDO, C. A. A.; GONZAGA, M. T. C. (Orgs.). Metodologia e Técnicas de Pesquisa nas Áreas de Ciências Humanas, v. 01. Maringá, PR: EEduem, 2011. p. 121-172.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro, RJ: E.P.U., 2015.
MACMILLAN, K.; KOENIG, T. The wow factor: preconceptions and expectations for data analysis software in qualitative research. Social Science Computer Review, v. 22, n.2, p. 179-186, 2004.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo, SP: Atlas, 2016.
MENDES, D. C. B. Considerações elementares da metodologia de análise de conteúdo em pesquisa qualitativa no âmbito das ciências sociais. Fac. Sant’Ana em Revista, v. 3, n. 1, p. 4-15, 2018.
MENDES, R. M.; MISKULIN, R. G. S. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, v. 47, p. 1044-1066, 2017.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2009.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, RS, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
OLIVEIRA, E. et al. Análise de Conteúdo e pesquisa na área da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n.9, p.11-27, 2003.
OLIVEIRA, M. et al. Análise de conteúdo temática: Há uma diferença na utilização e nas vantagens oferecidas pelos softwares MAXQDA® e NVivo®? Revista de Administração da UFSM, v. 9, n. 1, p. 72-82, 2016.
OLIVEIRA, G. S.; MIRANDA, M. I.; CORDEIRO, E. M.; SAAD, N. S. Metassíntese: uma modalidade de pesquisa qualitativa. In: Cadernos da Fucamp, UNIFUCAMP, v.19, n.42, p.145-156, Monte Carmelo, MG, 2020.
PALMEIRA, L. L. L.; CORDEIRO, C. P. B. S.; PRADO, E. C. A análise de conteúdo e sua importância como instrumento de interpretação dos dados qualitativos nas pesquisas educacionais. Cadernos de Pós-Graduação, v. 19, n. 1, p. 14-31, 2020.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
RODRIGUES, M. U. (Org.). Análise de Conteúdo em pesquisas qualitativas na área da Educação Matemática. Curitiba, PR: Editora CRV, 2019.
SOUZA NETO, R. A. et al. Efeitos dos Softwares de Análise de Dados Qualitativos na Qualidade de Pesquisas. Revista de Administração Contemporânea, v. 23, n. 5, p. 373-394, 2019.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas, 1987.
WOODS, M.; MACKLIN, R.; LEWIS, G. K. Researcher reflexivity: exploring the impacts of CAQDAS use. International Journal of Social Research Methodology, v. 19, n. 4, p. 385-403, 2016.
YIN, R. K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim (Métodos de Pesquisa). Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2016.
ANG, C. K.; EMBI, M. A.; YUNUS, M. M. Enhancing the quality of the findings of a longitudinal case study: Reviewing trustworthiness via ATLAS. ti. The Qualitative Report, v. 21, n. 10, p. 1855-1867, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.
CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2007.
DESLANDES; S. F.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. S. (Orgs.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Brasília, DF: Liber Livro Editora, 2008.
FREITAS, H. M. R.; CUNHA JUNIOR, M. V. M.; MOSCAROLA, J. Aplicação de sistema de software para auxílio na análise de conteúdo. Revista de Administração da USP, v. 3, n. 32, p. 97-109, 1997.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos (Coleção pesquisa qualitativa). Porto Alegre, RS: Editora Bookman, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2017.
LARA, Â. M. B.; MOLINA, A. A. Pesquisa Qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias. In: TOLEDO, C. A. A.; GONZAGA, M. T. C. (Orgs.). Metodologia e Técnicas de Pesquisa nas Áreas de Ciências Humanas, v. 01. Maringá, PR: EEduem, 2011. p. 121-172.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro, RJ: E.P.U., 2015.
MACMILLAN, K.; KOENIG, T. The wow factor: preconceptions and expectations for data analysis software in qualitative research. Social Science Computer Review, v. 22, n.2, p. 179-186, 2004.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo, SP: Atlas, 2016.
MENDES, D. C. B. Considerações elementares da metodologia de análise de conteúdo em pesquisa qualitativa no âmbito das ciências sociais. Fac. Sant’Ana em Revista, v. 3, n. 1, p. 4-15, 2018.
MENDES, R. M.; MISKULIN, R. G. S. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, v. 47, p. 1044-1066, 2017.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2009.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, RS, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
OLIVEIRA, E. et al. Análise de Conteúdo e pesquisa na área da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n.9, p.11-27, 2003.
OLIVEIRA, M. et al. Análise de conteúdo temática: Há uma diferença na utilização e nas vantagens oferecidas pelos softwares MAXQDA® e NVivo®? Revista de Administração da UFSM, v. 9, n. 1, p. 72-82, 2016.
OLIVEIRA, G. S.; MIRANDA, M. I.; CORDEIRO, E. M.; SAAD, N. S. Metassíntese: uma modalidade de pesquisa qualitativa. In: Cadernos da Fucamp, UNIFUCAMP, v.19, n.42, p.145-156, Monte Carmelo, MG, 2020.
PALMEIRA, L. L. L.; CORDEIRO, C. P. B. S.; PRADO, E. C. A análise de conteúdo e sua importância como instrumento de interpretação dos dados qualitativos nas pesquisas educacionais. Cadernos de Pós-Graduação, v. 19, n. 1, p. 14-31, 2020.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
RODRIGUES, M. U. (Org.). Análise de Conteúdo em pesquisas qualitativas na área da Educação Matemática. Curitiba, PR: Editora CRV, 2019.
SOUZA NETO, R. A. et al. Efeitos dos Softwares de Análise de Dados Qualitativos na Qualidade de Pesquisas. Revista de Administração Contemporânea, v. 23, n. 5, p. 373-394, 2019.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas, 1987.
WOODS, M.; MACKLIN, R.; LEWIS, G. K. Researcher reflexivity: exploring the impacts of CAQDAS use. International Journal of Social Research Methodology, v. 19, n. 4, p. 385-403, 2016.
YIN, R. K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim (Métodos de Pesquisa). Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2016.
Publicado
2021-12-25
Como Citar
Fernanda Francisco Batista, H., Saramago de Oliveira, G., & Ortiz de Camargo, C. C. (2021). ANÁLISE DE CONTEÚDO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS. Revista Prisma, 2(1), 48-62. Recuperado de https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/42